Ex-presidente da Liga dos Direitos Humanos de Moçambique acusada de desvio de fundos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Maputo, 13 abr (Lusa) - A direção interina da Liga dos Direitos Humanos (LDH) de Moçambique apresentou queixa ao Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) contra a antiga presidente da organização, Alice Mabota, por alegado desvio de fundos, noticia hoje o semanário Savana.

Segundo a queixa, Alice Mabota ordenou à responsável financeira da LDH, Teresa de Sousa, o pagamento de rendas fictícias por uma casa do seu marido, Marcolino Frederico Mahumane, entre agosto de 2013 e julho de 2014, quando a organização já tinha escritórios próprios.

O esquema fraudulento lesou a LDH em 14.400 dólares (11.672 euros), lê-se na queixa publicada pelo jornal moçambicano, que alude a outras irregularidades.

A antiga presidente da organização, que cessou funções em novembro, após 25 anos no cargo, terá ainda mandado pagar 10.000 dólares em salários (8.100 euros) ao marido, sem que este fosse trabalhador da liga.

Por outro lado, em 2008, prossegue a denúncia, Alice Mabota e Teresa de Sousa apropriaram-se de cerca de 1,6 milhões de meticais da venda (21.350 euros) de um imóvel que haviam adquirido sob o pretexto de que era para a LDH.

A direção interina da Liga acusa ainda a antiga presidente de ter vendido um outro imóvel da organização, no distrito de Marracuene, província de Maputo, doado pela ONG suíça Helvetas.

Pelo mesmo imóvel e antes da sua venda, Alice Mabota e Teresa de Sousa terão cobrado rendas indevidas no valor total de 540 mil meticais (7.205 euros).

Reagindo ao Savana, a antiga presidente da LDH qualificou as acusações como má-fé, assinalando que a organização está na posse de todo o seu património.

"Todo o património da liga foi devidamente registado e existe", acrescentou.

A Lusa tentou também contactar a ex-presidente da LDH, mas em sucesso.

Além de Alice Mabota, a direção interina da associação apresentou queixa contra o marido e contra a responsável financeira da mesma.

Alice Mabota é a mais conhecida ativista dos direitos humanos em Moçambique e é fundadora da LDH, da qual foi presidente durante 25 anos até ser destituída em novembro do ano passado por alegada má gestão.

PMA // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial