Manifestações em Banguecoque continuam ao quinto dia de bloqueio da cidade

| Mundo
Porto Canal / Agências

Banguecoque, 17 jan (Lusa) - As manifestações antigovernamentais em Banguecoque, Tailândia, cumprem hoje o quinto dia de bloqueio à capital depois de mais uma noite de violência contra manifestante apesar do reforço da segurança.

O líder dos protestos, Suthep Thaugsuban, colocou-se em frente da marcha que percorre o centro financeiro da capital em mais uma aparição pública apesar das várias ordens de prisão que pendem contra si.

O vice-primeiro-ministro, Surapong Tovichakchaikul, disse que a polícia criou uma equipa para deter no "momento oportuno" Suthep Thaugsuban, acusado de instigar os protestos que desde novembro já provocaram oito mortos e dezenas de feridos na Tailândia.

A marcha no centro de Banguecoque decorre depois de há cinco dias os manifestantes terem ocupado sete cruzamentos em Banguecoque que bloqueiam parcialmente a cidade numa ação para exigir a saída do Governo liderado por Yingluck Shinawatra, irmã do antigo primeiro-ministro deposto Thaksin Shinawatra.

A oposição quer ainda cancelar as eleições de 02 de fevereiro e que tome posse como Governo um conselho popular que imponha algumas reformas políticas no país antes de convocar, em 12 ou 14 meses, eleições gerais.

Apesar de ser um movimento pacífico e festivo durante o dia, os protestos foram salpicados de alguns atos de violência durante a noite perpetrados por desconhecidos com recurso a explosivos artesanais e armas de fogo

Um dos últimos assaltos foi realizado à residência oficial do governador de Banguecoque, Sukhumbhand Paribatra, atacada com uma granada que provocou apenas danos materiais.

Apesar de não estar em casa no momento, Sukhumbhand Paribatra já reagiu ao ataque considerando-o "miserável" por ter sido atacada uma residência histórica que é de todos os tailandeses.

O engenho é do mesmo género ao lançado contra a casa do antigo primeiro-ministro Abhisit Vejjajiva, líder do opositor Partido Democrata e onde também milita o governador de Banguecoque.

JCS // FV

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.