China anuncia quarta morte devido à gripe H7N9 desde o início do ano

| Mundo
Porto Canal / Agências

Pequim, 17 jan (Lusa) - A China anunciou hoje a morte de uma pessoa em Yangjiang, na província continental de Guangdong, adjacente a Macau e Hong Kong, devido à estirpe H7N9 da gripe das aves, revelou a imprensa estatal.

Com esta morte a China contabiliza, pelo menos, quatro vítimas da H7N9 este ano.

A vítima não é identificada, mas a imprensa chinesa refere que a morte aconteceu na quarta-feira devido a insuficiência respiratória, revelou a agência Xinhua citando fontes médicas locais.

A morte do paciente foi a quarta contabilizada este ano depois de na mesma província ter falecido uma pessoa há cerca de uma semana e de outras duas terem perecido nas províncias de Zhejiang e Guizhou.

A estirpe H7N9 foi identificada pela primeira vez na China em fevereiro do ano passado e voltou a reativar os receios de que o vírus da gripe das aves pode mutar tornando-se facilmente transmissível entre pessoas, potenciando as hipóteses de pandemia.

Em 2013 a China contabilizou oficialmente 45 mortos devido à doença.

Em Macau não foi registado qualquer vítima mortal, mas na antiga colónia britânica de Hong Kong estão confirmadas duas mortes este ano devido ao H7N9.

JCS // FV

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.