Festa do Cinema Italiano premeia Giovanni Totaro e Roberto de Paolis

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 abr (Lusa) - O documentário "Happy Winter", de Giovanni Totaro, e a ficção "Cuori puri", de Roberto de Paolis, ambos primeiras obras, venceram a Festa do Cinema Italiano, que termina hoje, em Lisboa, anunciou a organização.

Segundo a associação Il Sorpasso, este ano a Festa do Cinema Italiano teve a maior audiência de sempre, com cerca de 12 mil espectadores em Lisboa, e outros 1.600 no Porto, Almada, Cascais e Setúbal, onde o festival decorreu em menos dias.

O prémio do júri foi atribuído a "Happy winter", documentário de Giovanni Totaro sobre a movimentação que se regista todos os anos na praia de Mondello, na Sicília, onde se reconstroem mais de mil cabanas de verão para acolher banhistas.

"A partir de um mosaico de vidas verdadeiras", o filme constroi "um retrato lúdico, social e político complexo, no qual reconhecemos não apenas um país, mas também um microcosmo da realidade em que vivemos", sustentou o júri.

O público da Festa do Cinema Italiano atribuiu o prémio de melhor filme a "Cuori puri", de Roberto de Paolis, que conta a história de uma adolescente a quem a mãe pede um voto de castidade até ao casamento.

Este ano a programação incluiu várias antestreias em Portugal, como os filmes de abertura - "Sicilian Ghost Story", de Fabio Grassadonia e Antonio Piazza - e o de encerramento, hoje em Lisboa, "The Place", de Paolo Genovese.

Em antestreia foram também exibidos "Ammore e malavita", de Manetti Bros, um musical sobre a Camorra, a máfia de Nápoles, que chega hoje aos cinemas, ou "Nico, 1988", sobre os últimos anos da vida de Nico, a cantora dos Velvet Underground.

O realizador Marco Tullio Giordana apresentou "Nome di donna" e recordou "A melhor juventude" (2003), longa-metragem de seis horas que relata a história da Itália contemporânea.

A retrospetiva deste ano foi focada no realizador Marco Ferreri, em colaboração com a Cinemateca Portuguesa.

Celebraram-se também os trinta anos de "Cinema Paraíso", de Giuseppe Tornatore.

A Festa do Cinema Italiano tem uma edição alargada em Lisboa, mas apresenta também uma programação noutras cidades, que se estenderá pelas próximas semanas.

Em Coimbra e Évora, termina na sexta-feira. Estará depois em Aveiro (16 e 17 de abril), Viseu (17 a 19 de abril), Beja (02 a 04 de maio), Moita (11, 18 e 25 de maio), Tomar (15 a 19 de maio), Loulé (18 a 20 de maio), Viana do Castelo (22 e 23 de maio), Caldas da Rainha (22 a 24 de maio) e Funchal (06 a 09 de junho).

SS/(JRS) // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.