Síria: OPAQ reúne na segunda-feira sobre presumível ataque químico em Douma

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Haia, 12 abr (Lusa) -- A Organização para a proibição das armas químicas (OPAQ) vai reunir-se na segunda-feira para discutir o presumível ataque químico em Douma, na Síria, anunciou hoje a organização com sede em Haia.

O presidente do conselho executivo da OIAC "pediu uma reunião (...) para discutir o presumível uso de armas químicas na Síria", indica a organização num comunicado publicado na sua página da internet.

Fontes diplomáticas confirmaram à agência France-Presse que as discussões serão centradas em Douma, o último bastião rebelde na região de Ghouta oriental, arredores de Damasco, onde, segundo socorristas locais, um ataque químico no sábado provocou 40 mortos.

A OPAQ anunciou esta semana a deslocação de uma equipa a Douma para tentar esclarecer os factos.

A embaixada russa na Holanda reagiu a esta informação, através do 'Twitter': "Já é tempo de abandonar os discursos militaristas provenientes de certas capitais e regressar a uma resolução diplomática da situação".

A Rússia, aliada do regime sírio, comprometeu-se em garantir a segurança da missão da OPAQ no terreno.

Em Londres, a embaixada russa difundiu através do 'Twitter' a foto de um veículo blindado que declara pertencer à "polícia militar russa" e que entrava hoje em Douma. "Vão assegurar a ordem e a distribuição de ajuda e estão preparados para permitir que a OPAQ cumpra a sua missão", assinala o texto.

Fundada em 1997, a OPAQ monitoriza a aplicação da Convenção sobre a proibição de armas químicas destinada a eliminar este tipo de armamento à escala mundial. A organização congrega 192 Estados-membros, perto de 98% da população mundial.

PCR // ANP.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.