CGTP reclama a Centeno 1.000 ME do défice para serviços públicos

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 abr (Lusa) - O secretário-geral da CGTP/IN lamentou hoje que o ministro das Finanças do executivo socialista tenha sido "excessivo" na redução do défice em "cerca de mil milhões de euros", os quais podiam ter sido investidos em serviços públicos.

"O Governo tem estado mais preocupado com os números do que com as pessoas. Se, porventura, não tivesse sido excessivo na redução do défice, provavelmente poderíamos fechar o ano de 2017 com 1,4% [do Produto Interno Bruto - PIB], que era o limite estabelecido, e sobrava-nos cerca de mil milhões de euros, que correspondem a 0,9%", defendeu Arménio Carlos, em declarações à Lusa no parlamento.

Para o líder da CGTP/IN, "esses mil milhões poderiam ser investidos em muitas áreas que teriam, de certeza, retorno: condições de trabalho e salários dos trabalhadores da administração pública e na melhoria dos serviços públicos".

"Se isso acontecesse, provavelmente, não tínhamos o descontentamento e a contestação que hoje se verifica em relação aos serviços públicos e ao funcionamento de muitos hospitais", estimou.

O Programa de Estabilidade 2018-2022, cuja previsão de défice para este ano será de 0,7% em vez do previsto 1%, segundo tem sido noticiado, deverá ser aprovado hoje em Conselho de Ministros, dando entrada na Assembleia da República na sexta-feira para ser debatido em 24 de abril, até ser entregue em Bruxelas no final do mês.

Arménio Carlos e restante comitiva encontraram-se com o vice-presidente da Assembleia da República, o socialista Jorge Lacão, para entregar em mãos a petição pública "contra a precariedade, emprego com direitos", que juntou 51.339 assinaturas de cidadãos.

Segundo os dirigentes da CGTP/IN, foram já solicitadas reuniões com todos os grupos parlamentares para apresentar as propostas a favor de vínculos de trabalho mais estáveis e da contratação coletiva, prevendo-se que o assunto seja discutido no parlamento até ao final da legislatura, ou seja, este verão, podendo as várias forças políticas apresentar também iniciativas legislativas sobre a matéria.

HPG // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.