Porto e Vila Nova de Gaia anunciam construção de nova ponte sobre o Douro

| Norte
Porto Canal com Lusa

As câmaras do Porto e de Vila Nova de Gaia anunciaram hoje a construção de uma nova ponte sobre o rio Douro, um projeto inteiramente financiado pelas duas autarquias.

A travessia, a designar Ponte D. António Francisco dos Santos, em homenagem ao bispo que morreu em setembro do ano passado, vai unir os dois concelhos entre Oliveira do Douro, em Gaia, e a zona de Campanhã, no Porto.

O anúncio foi feito pelos presidentes das câmaras do Porto, Rui Moreira, e de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, durante a manhã de hoje no Laboratório Edgar Cardoso, equipamento próximo da ponte São João, que une os dois concelhos via ferroviária.

Os autarcas estimam que a nova ponte custe cerca de 12 milhões de euros e esteja concluída no prazo de três a quatro anos.

Serão necessários dois concursos públicos, um para conceção que será lançado ainda este ano, e um segundo de caráter internacional para a construção.

A travessia será construída à cota baixa, terá 250 metros e ligação para trânsito rodoviário e transporte público, passagem pedonal e ciclovia.

"É uma solução que vinha sendo exigida pelas necessidades atuais e pelo facto de as duas cidades conviverem quase como uma. Temos um centro histórico, não temos dois", disse o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, à margem da apresentação.

Já o autarca de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, disse acreditar que a nova ponte "vai transformar as duas margens", sendo que do lado sul, é objetivo "explorar o potencial de acessos ao IC23 e à VL9".

Os dois presidentes destacaram como meta o "alívio da pressão das pontes atuas", bem como a "inclusão de territórios que ao longo dos tempos têm sofrido alguma estigmatização", como referiu Eduardo Vítor Rodrigues.

Rui Moreira avançou ainda que com a construção desta nova ponte, a atual travessia da Luiz I poderá passar a exclusivamente pedonal, somando-se a passagem do elétrico e de veículos de emergência.

Quanto à ponte Dona Maia Pia, atualmente desativada, o autarca referiu que os dois concelhos "têm vindo a trabalhar em soluções para esse tabuleiro" que, garantiu, "não será abandonado porque os dois projetos são conjugáveis".

Questionados sobre o financiamento para a obra, Rui Moreira e Eduardo Vítor Rodrigues frisaram que Porto e Gaia vão pagar a ponte em partes iguais, com o autarca de Gaia a apontar que o fará sem recurso à banca.

No decorrer da apresentação, Rui Moreira já tinha salientado: "Não precisamos de pedir nada ao senhor ministro das Infraestruturas e também não precisamos do Ministério da Cultura".

Na sessão, o administrador diocesano do Porto, António Taipa, mostrou-se "profundamente emocionado" pelo nome escolhido para esta travessia, lembrando o antigo bispo António Francisco dos Santos como "uma pessoa marcada pelo carinho e pelo afeto que nunca precisou de se colocar em bicos de pé para ser amado e respeitado".

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.