Operações de busca pelos austríacos desaparecidos no Meco suspensas devido ao mau tempo

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 abr (Lusa) -- As operações de busca pelos dois cidadãos austríacos desaparecidos na praia do Meco, em Sesimbra, distrito de Setúbal, foram retomadas às 07:30, mas suspensas pouco depois devido ao mau tempo, segundo a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Em declarações à agência Lusa, uma fonte da AMN disse que as buscas pelos dois desaparecidos que praticavam parapente e foram arrastados pelo mar na segunda-feira foram retomadas às 07:30, tendo sido empenhadas uma lancha, mergulhadores do corpo forense da Polícia Marítima e o helicóptero da Força Aérea.

"Contudo, a agitação marítima forte e a fraca visibilidade levaram à suspensão das buscas cerca das 08:45", adiantou a mesma fonte, salientando que em terra vão permanecer elementos dos bombeiros e da Polícia Marítima.

As operações de resgate têm sido dificultadas pelo estado de mar, que apresenta uma forte ondulação na zona onde ocorreu o acidente.

O acidente ocorreu na segunda-feira de manhã na praia do Meco, quando três cidadãos austríacos praticavam parapente, tendo um deles morrido e os outros dois sido dados como desaparecidos.

As duas pessoas desaparecidas integravam um grupo de turistas austríacos que chegou a Portugal na semana passada para a prática da modalidade de parapente.

O acidente ocorreu quando uma mulher aterrou numa praia do Meco, muito perto da água, tendo sido arrastada para o mar, juntamente com o parapente. Dois outros austríacos do mesmo grupo, que tinham aterrado pouco antes no mesmo local, foram em socorro da mulher, mas acabaram, também eles, por ser arrastados para o mar.

O corpo de uma das três vítimas foi encontrado ainda na segunda-feira, mas já sem vida.

Na terça-feira, "durante a baixa-mar, foram realizadas três tentativas de agarrar o parapente pelo recuperador do helicóptero da Força Aérea Portuguesa, com recurso a um gancho ligado a um cabo que se estendia para terra, numa operação de elevada complexidade, contudo, não foi possível retirá-lo do mar".

O parapente tinha sido localizado a cerca de 50 metros do local onde ocorreu o acidente, numa zona de rebentação, o que dificulta bastante a operação de resgate.

DD (GR) // SB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.