Um milhão de euros para combater abandono e insucesso escolares em Montalegre

| Norte
Porto Canal com Lusa

Montalegre, Vila Real, 11 abr (Lusa) -- A Câmara de Montalegre vai aplicar cerca de um milhão de euros na implementação de três projetos que visam combater o abandono e o insucesso escolares no concelho, anunciou hoje o município.

As medidas serão aplicadas até 2021 e têm financiamento comunitário, cabendo à autarquia a comparticipação nacional de 150 mil euros.

"É um projeto que só vigora no período de vigência do programa Norte 2020, para três anos, e não há garantias de continuidade, infelizmente. Se é uma medida para combater o abandono e o insucesso escolar, deveria ter continuidade anual. No meu entender, esta forma tira-lhe profundidade", afirmou em comunicado o presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves.

São três projetos a concretizar, entre eles o "Crescer juntos -- equipa multidisciplinar", que terá um financiamento de 340 mil euros. Serão ainda aplicados 462 mil euros no programa de "Enriquecimento curricular" e 99 mil euros são destinados à iniciativa "Montalegre, uma ideia de Natureza - Ambiente e Património".

No âmbito do primeiro projeto vai ser criada uma equipa multidisciplinar composta por três técnicos nas áreas de serviço social, psicologia e terapia da fala, para acompanhamento permanente aos alunos, nomeadamente aqueles que revelem maiores dificuldades de aprendizagem, risco de abandono escolar e comportamentos de risco.

O "Enriquecimento curricular" pretende contribuir para a inclusão educativa e social das crianças e jovens, promovendo a igualdade de oportunidades e a redução das assimetrias sociais e potenciar o sucesso escolar com base na interação de serviços e recursos a nível local.

Para o efeito será promovido um conjunto de atividades artísticas (música, teatro, expressão plástica) e tecnológicas com vista a fomentar o desenvolvimento integral das crianças do pré-escolar.

Paralelamente, para os alunos mais velhos, serão criados e desenvolvidos clubes e oficinas direcionadas para o desporto, ciências, letras, artes, música e multimédia que integram também uma dimensão de desenvolvimento das competências pessoais e sociais.

O terceiro projeto quer levar as crianças e jovens à descoberta do património cultural e natural do concelho, que abrange área do Parque Nacional da Peneda Gerês.

Foram assinados hoje os protocolos entre as entidades envolvidas no projeto: o município, o Agrupamento de Escolas doutor Bento da Cruz, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Montalegre e o Ecomuseu - Associação de Barroso.

Orlando Alves explicou que estes protocolos foram elaborados no âmbito do pacto de desenvolvimento do Alto Tâmega, desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal, e referiu que se quer desenvolver um programa "consolidado para a promoção do sucesso educativo".

PLI // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.