Portugal perde jogo de pares e fica a perder por 2-1 com a Suécia na Taça Davis

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Estocolmo, 07 abr (Lusa) -- Portugal ficou hoje em desvantagem por 2-1 no embate com a Suécia, da segunda eliminatória do Grupo I da zona Europa/África da Taça Davis em ténis, face ao desaire no embate da variante de pares, em Estocolmo.

Gastão Elias e João Sousa perderam com Markus Eriksson e Robert Lindstedt em dois 'sets', pelos parciais de 7-6 (8-6) e 6-2, em uma hora e 32 minutos.

Desta forma, Portugal precisa de vencer os dois últimos encontros de singulares para bater os suecos, com João Sousa, 70.º jogador mundial, a enfrentar Elias Ymer, 133.º, e, depois, Gastão Elias, 106.º, a medir forças com Mikael Ymer, 355.º.

O primeiro 'set' do embate de pares foi muito equilibrado e só teve três pontos de 'break', todos desperdiçados pela dupla portuguesa no terceiro jogo, que lideraram por 15-40.

Sem quebras de serviço, tudo foi decidido no 'tie-break', que os suecos começaram da melhor maneira, adiantando-se para 3-0, já com dois 'mini breaks'. Os portugueses ainda salvaram três 'set points' (3-6 para 6-6), mas os anfitriões ganharam por 8-6.

No segundo parcial, os portugueses perderam o serviço logo no primeiro jogo e, no quarto, desperdiçaram quatro pontos de 'break' para responder. Não concretizaram nenhum e, no quinto jogo, sofreram novo 'break' (4-1).

No sexto jogo, Gastão Elias e João Sousa voltaram a ter mais um ponto de 'break', só que voltaram a falhar: tiveram nove em todo o encontro e nunca foram bem-sucedidos.

Sexta-feira, nos dois primeiros singulares, João Sousa bateu Mikael Ymer por um duplo 6-4 e, depois, Gastão Elias perdeu com Elias Ymer por 7-6 (13-11) e 6-4.

A formação das 'quinas', ainda composta por Pedro Sousa (117.º jogador mundial), João Domingues (198.º) e Gonçalo Oliveira (214.º jogador mundial), como suplente, precisa de vencer os suecos para disputar o 'play-off' de acesso ao Grupo Mundial.

Em setembro de 2017, Portugal poderia ter chegado ao Grupo Mundial, mas perdeu por 3-2 com a Alemanha, num embate realizado no Complexo do Jamor, em Oeiras.

PFO // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Em Lausanne "sente-se o portismo, às vezes até mais do que no estádio"

José Silva é Presidente da Casa do FC Porto em Lausanne, na Suíça, há 30 anos. No dia em que os 'Dragões' disputam as meias-finais da UEFA Youth League contra o AC Milan, o reformado recorda com "alegria e orgulho" a conquista da Final 4 em 2019 e perspetiva um resultado positivo na edição de 2024.

Eleições FC Porto: Portal do recenseamento pioneiro disponível para os sócios

Na antecâmara das eleições agendadas para 27 de abril, o FC Porto disponibiliza a partir desta sexta-feira um portal digital, através do qual cada sócio pode consultar dados relativos ao seu recenseamento e à sua capacidade eleitoral.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.