Fotógrafo Joel Sartore está no Porto a fotografar animais ameaçados

| Norte
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 07 abr (Lusa) -- O fotógrafo da National Geographic Joel Sartore vai estar hoje no Porto a fotografar animais de espécies ameaçadas ou em vias de extinção, como a salamandra lusitânica, segundo uma informação da Câmara do Porto.

Joel Sartore é o responsável pelo projeto Photo Ark, tendo inaugurado em outubro a exposição "A Nova Arca de Noé", onde estão representadas 40 espécies ameaçadas de extinção.

Será uma sessão fotográfica aberta ao público no Museu Botânico do Porto, num projeto que é feito em parceria com os investigadores do CIBIO - Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto, segundo o site da empresa municipal Porto Lazer.

O fotógrafo tinha estado a inaugurar a exposição do projeto Photo Ark no Porto, em outubro, e regressa agora à cidade para "fotografar mais um grupo de animais de espécies ameaçadas ou em vias de extinção" em Portugal.

A exposição "A Nova Arca de Noé" está patente até final deste mês na Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva, no Museu Botânico do Porto.

Foi no Verão de 2005, que Joel Sartore entrou no Jardim Zoológico de Lincoln, Nebraska, para fotografar aquele que seria o primeiro animal da sua arca fotográfica: um rato-toupeira-pelado, dando assim início ao projeto Photo Ark.

O objetivo do projeto, segundo o site da National Geographic, é fotografar toas as espécies existentes em cativeiro para criar um "arquivo inédito da biodiversidade global".

Mais de doze anos depois, o fotógrafo já visitou mais de 250 jardins zoológicos e centros de vida selvagem, distribuídos por mais de 40 países e já registou mais de 7.000 retratos. O objetivo é conseguir fotografar as 12.000 espécies existentes em cativeiro em 25 anos de projeto.

ARP // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Paços de Ferreira investe 750 mil euros na requalificação da antiga EN207

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai requalificar a antiga Estrada Nacional 207 (EN 207), no âmbito de uma empreitada estimada em cerca de 750 mil euros, segundo a autarquia local.