João Sousa dá vantagem a Portugal no embate com Suécia da Taça Davis em ténis

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Estocolmo, 06 abr (Lusa) -- O tenista João Sousa colocou hoje Portugal em vantagem sobre a Suécia, ao bater Mikael Ymer no primeiro encontro de singulares do embate da segunda eliminatória do Grupo I da zona Europa/África, a decorrer em Estocolmo.

João Sousa, 70.º jogador mundial, bateu sem grandes dificuldades o 355.º da hierarquia em dois 'sets', por um 'duplo' 6-4, num embate que durou uma hora e 15 minutos, colocando a seleção lusa a vencer por 1-0.

O jogador português esteve muito bem no seu serviço, não tendo de enfrentar qualquer ponto de 'break' ou sequer de chegar às vantagens ao longo dos dois parciais.

No primeiro 'set', João Sousa quebrou o serviço ao sueco no sétimo jogo, à segunda oportunidade, e no segundo parcial, conseguiu-o logo no terceiro, depois de Ymer salvar quatro pontos de 'break', três deles consecutivos.

Após o triunfo de João Sousa, segue-se o encontro entre o português Gastão Elias, 106.º da tabela mundial, e o sueco Elias Ymer, 133.º. Para sábado, está marcado o embate de pares e os dois últimos singulares.

A formação das 'quinas', ainda composta por Pedro Sousa (117.º jogador mundial), João Domingues (198.º) e Gonçalo Oliveira (214.º jogador mundial), como suplente, precisa de vencer os suecos para disputar o 'play-off' de acesso ao Grupo Mundial.

Em setembro, Portugal poderia ter chegado ao Grupo Mundial, mas perdeu por 3-2 com a Alemanha, num embate realizado no Complexo do Jamor, em Oeiras.

PFO // NFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".