OCDE nomeia Santos Pereira diretor do departamento de estudos nacionais

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 16 jan (Lusa) -- A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) nomeou o ex-ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, diretor do departamento de estudos nacionais, assumindo o cargo a 01 de abril, divulgou hoje a organização em comunicado.

A OCDE nomeou também o alemão Christian Kastrop para o cargo de diretor do departamento de estudos políticos, devendo este assumir funções a 15 de março.

Numa mensagem de boas vindas dirigidas aos dois recentes nomeados, o secretário-geral da OCDE, Angel Gurría, afirmou que, quer Santos Pereira, quer Kastrop, "trarão uma valiosa experiência política para a Organização, garantindo que esta continuará a fornecer soluções para os desafios que os países enfrentam atualmente numa economia complexa e multipolar".

Santos Pereira, que assumiu a pasta da Economia e do Emprego entre junho de 2011 e julho de 2013, no atual Governo PSD/CDS, irá apoiar o economista-chefe da OCDE e "assegurar que a Organização continua na vanguarda da agenda política e económica internacional", indica o comunicado.

O português terá a seu cargo uma equipa de 70 elementos e será responsável, anualmente, por cerca de vinte estudos económicos de países que integram a Organização.

Já o alemão Kastrop, doutorado em Economia, tem uma elevada experiência relacionada com questões financeiras, uma vez que trabalhou vários anos no ministério das Finanças da Alemanha, destaca o comunicado.

À semelhança do antigo ministro da Economia, também o alemão terá como função apoiar o economista-chefe da organização, Angel Gurría.

SMS// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.