Câmara de Viseu aprova apoio de 45 mil euros para alunos carenciados

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 16 jan (Lusa) -- A Câmara de Viseu decidiu hoje apoiar 1.361 crianças do primeiro ciclo do ensino básico com 45 mil euros, para garantir a frequência das aulas e a alimentação escolar.

O vice-presidente da Câmara de Viseu, Joaquim Seixas, disse aos jornalistas que este é "um apoio decisivo ao sucesso escolar e à inclusão de famílias carenciadas".

Estas crianças (que integram os escalões A e B) representam 27% dos alunos do primeiro ciclo do ensino básico do concelho, que são no total 4.976.

No ano letivo passado, a autarquia tinha apoiado 1.293 crianças, registando-se um aumento de 5%. Das crianças abrangidas, 75% residem nas freguesias fora da zona urbana.

Joaquim Seixas lembrou que este apoio é uma das medidas do programa "Viseu Educa", estando "integrado na estratégia municipal, com o objetivo de promover o sucesso escolar no concelho e o acesso qualificado de todas as crianças à educação, assim como à formação desportiva e artística".

Na reunião de câmara de hoje foram também aprovadas as orientações estratégicas da empresa municipal Habisolvis para 2014/2017.

Segundo o vice-presidente, "no ano de 2014, com recurso ao orçamento da empresa, será realizado um investimento de, pelo menos, 80 mil euros na beneficiação de habitações e espaços dos bairros camarários".

A juntar a este investimento, haverá também outro para "qualificação de habitações de munícipes mais carenciados e combate à precariedade do edificado, no valor de cerca de 300 mil euros", acrescentou.

O prazo de apresentação de candidaturas dos munícipes já está a decorrer.

Esta foi a primeira reunião de câmara em que foi consumida água municipal canalizada, ao invés de água engarrafada de marca.

O executivo quis assim dar o exemplo, no âmbito da campanha "Viseu é de primeira água", com a qual pretende reforçar a confiança dos munícipes na qualidade da água fornecida.

AMF // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).