Câmara de Sintra vai aplicar taxa turística a partir do próximo ano

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Sintra, Lisboa, 04 abr (Lusa) -- A Câmara de Sintra vai cobrar uma taxa turística a partir do próximo ano, sendo as receitas aplicadas na reabilitação do centro histórico da vila, anunciou hoje o presidente Basílio Horta (PS).

"Nós vamos fazê-lo agora [aplicação da taxa turística] porque temos um conjunto de grandes investimentos em hotéis. Há 30 anos que não se fazia um hotel em Sintra e agora temos um investimento de mais de 80 milhões. É uma taxa perfeitamente equilibrada, não custa praticamente nada a pagar e esse dinheiro é essencial para a requalificação", sublinhou o autarca.

A taxa terá um valor de dois euros e será aplicada por cada quarto das unidades hoteleiras, num período nunca superior a três dias, segundo explicou esta manhã aos jornalistas o autarca socialista, no final de um debate sobre requalificação urbana no centro histórico de Sintra.

Basílio Horta referiu que o investimento total previsto para a requalificação do centro histórico de Sintra é de cerca de 50 milhões de euros e inclui intervenções ao nível do saneamento básico e no edificado, tanto municipal como privado, ressalvando que se trata de um processo que "carece de muito cuidado e sensibilidade".

"Temos consciência de que é necessária uma requalificação profunda, mas que tem de ser feita com cuidado. Estamos a falar de um território muito sensível", apontou.

O autarca socialista realçou ainda a importância de se ter limitado a circulação automóvel no centro histórico, sublinhando que este deve ser das pessoas e não dos carros.

"Comigo não haverá um único parque de estacionamento na zona histórica", assegurou.

FYS // MCL

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Quatro listas apresentadas para as eleições

São quatro as listas que ambicionam concorrer às eleições do FC Porto que se realizam a 27 de abril. Nos termos dos Estatutos, esta quinta-feira terminou o prazo para entrega ao presidente da Mesa da Assembleia Geral, Lourenço Pinto, dos nomes dos cabeças de lista de cada candidatura para os diferentes órgãos sociais, assim como dos termos de aceitação dos candidatos e de um mínimo de 300 assinaturas de associados sénior no pleno gozo dos seus direitos.

FC Porto (Andebol): Fase final arranca no Dragão Arena e termina em Alvalade

O FC Porto vai arrancar a fase final do campeonato nacional em casa, diante do Benfica, no fim de semana de 13 e 14 de abril, e vai terminar o percurso na presente edição da prova no fim de semana de 25 e 26 de maio, no pavilhão João Rocha, frente ao Sporting, ditou o sorteio realizado esta quinta-feira na sede da Federação Portuguesa de Andebol.

FC Porto: Nuno Lobo oficializou candidatura à presidência

Nuno Lobo é oficialmente candidato à presidência do FC Porto depois de entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Esta quinta-feira, Nuno Lobo esteve no Museu FC Porto, onde foi recebido por Lourenço Pinto. À saída, o candidato que também o foi em 2020, falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e acredita que “tudo vai correr de forma exemplar no dia 27”.