Menezes "surpreendido" com candidatura de Nuno Cardoso ao Porto

| Política
Porto Canal / Agências

Gaia, 07 jun (Lusa) - O candidato do PSD à Câmara do Porto, Luís Filipe Menezes, disse ter ficado "surpreendido" com a candidatura independente de Nuno Cardoso e desmarcou-se da polémica em volta da ligação a Gaia do novo candidato.

"Fiquei tão surpreendido, quanto a maioria dos cidadãos. Pensei que estava esgotado aquilo que era a disponibilidade do espaço político para candidaturas fortes. Não tenho de comentar a candidatura. É uma decisão individual do Eng.º Nuno Cardoso. Aquilo que o mobiliza ou motiva terá de ser ele a referir", disse Luís Filipe Menezes.

O candidato social-democrata ao município do Porto falava à Agência Lusa à margem da inauguração da Avenida Manuel de Oliveira, em Gaia, onde esteve como presidente da autarquia, aproveitando para, ainda que sem referir nomes e sem querer comentar declarações de outros candidatos, esclarecer a ligação de Nuno Cardoso à câmara de Gaia.

"Ontem [quinta-feira] questionaram a colaboração do novo candidato com a câmara de Gaia. O Eng.º Nuno Cardoso colaborou desde 2010, princípios de 2011, como técnico mas não isoladamente. Fazia parte de um grupo de seis técnicos que numa primeira fase por contrato e numa segunda fase por concurso público trabalharam para um projeto de sustentabilidade energética e de mobilidade. Portanto, estamos a falar de seis técnicos. E o Eng.º Nuno Cardoso tem um currículo técnico invejável na área da mobilidade. Foi professor da Faculdade de Engenharia nessa área", disse Menezes.

Menezes afirmou que Nuno Cardoso ganhou "75 mil euros em 28 meses", portanto, disse o candidato laranja, "se calhar, muito menos do que alguns daqueles que ontem falaram".

"Significa um ordenado médio de técnico qualificado na ordem dos 1000 e tal euros, 1900 euros por mês. O que até, atendendo ao currículo do Eng.º Nuno Cardoso, é curto. Isso significa até 50% do vencimento do coordenador do grupo, que ganhava ou ganha quatro mil e tal euros. Vencimentos definidos pelo Banco Europeu de Investimentos", disse Luís Filipe Menezes.

Continuando a não referir nomes, o candidato social-democrata ao Porto falou de "outros candidatos à Câmara Municipal do Porto que trabalharam para essa câmara por nomeação", considerando que "merecem todo o respeito e todo o crédito".

"Não há nenhuma razão para dizer que essas pessoas que trabalharam para a Câmara do Porto são menos sérias ou menos qualificadas ou que a Câmara do Porto foi menos séria ou menos qualificada. Exigimos um tratamento igual. O Eng.º Nuno Cardoso e a Câmara de Gaia foram escrupulosos neste contrato durante dois/três anos, como a Câmara do Porto terá sido com outro candidato que lá exerceu funções durante dois ou três anos ", rematou Menezes.

PYT // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.