Mariano Rajoy destaca "talento e trabalho" de Durão Barroso em defesa do projeto europeu

| Mundo
Porto Canal / Agências

Cuacos de Yuste, Espanha, 16 jan (Lusa) - O presidente do Governo espanhol destacou hoje o papel do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, por conseguir tornar real "a irreversibilidade do projeto europeu".

"Durão Barroso contribuiu com o seu compromisso, trabalho e talento para tornar realidade uma vontade partilhada pela maioria dos espanhóis, eu incluído: o de tornar real a irreversibilidade do projeto europeu. Já não há marcha atrás. Só resta caminhar em frente", afirmou.

Mariano Rajoy foi o responsável pelo laudatório a Durão Barroso, que hoje se inclui na lista dos galardoados com o Prémio Carlos V, que reconhece o papel dos que trabalharam em prol da integração e do fortalecimento do projeto europeu.

Outorgado pela Fundação Real Academia de Yuste e dotado com 45.000 euros, o prémio recorda o papel de Barroso durante a crise financeira europeia, por "apostar sempre na União Europeia para enfrentar os desafios" da atualidade.

Para Rajoy este prémio constitui "um ato de europeísmo e um convite à reflexão sobre a Europa e a sua construção" em que, sublinhou, Durão Barroso "teve um papel de primeira ordem na última década".

"Não se pode entender nem Espanha nem Portugal de hoje sem a Europa. A Europa foi um sonho e uma motivação. A encarnação do que para nós queríamos, de poder participar num projeto comum", disse.

"Quisemos sair da noite dos tempos e fazer a transição para a democracia. A Europa foi o farol que guiou a nossa navegação e nos conduziu ao porto onde queríamos chegar", disse.

Para o chefe do Governo espanhol, os momentos recentes demonstram o "papel insubstituível da Comissão Europeia" e também o protagonismo dos líderes recentes de Portugal e Espanha.

"Protagonismo de uma geração de homens portugueses e espanhóis na condução e navegação da Europa, que personificaram o regresso a Europa e o desejo de ficar para sempre, implicando-se perfeitamente na aventura de trabalhar pela convivência e bem-estar de todos os habitantes do nosso continente", disse.

ASP // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Encontrados 450 quilos de bombas por deflagrar em escolas de Gaza

A Agência da ONU para os Refugiados Palestinianos (UNRWA, na sigla em inglês) anunciou esta terça-feira ter encontrado bombas de 450 quilos não deflagradas em escolas, após a retirada das tropas israelitas de Khan Younès, sul da Faixa de Gaza.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.