Sporting vai tentar sair 'vivo' do reduto do Atlético de Madrid

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Redação, 03 abr (Lusa) -- O Sporting vai tentar sair 'vivo' na quinta-feira do reduto do Atlético de Madrid, por muitos considerado o principal candidato ao triunfo na Liga Europa em futebol, em jogo da primeira mão dos quartos de final.

Acabado de dizer um adeus definitivo a um título português que não conquista desde 2001/2002, ao perder por 1-0 em Braga, o conjunto de Jorge Jesus visita o Wanda Metropolitano, onde os 'colchoneros' somam 16 vitórias, cinco empates e duas derrotas, tendo vencido os derradeiros oito embates.

Num estádio onde só ganharam o Chelsea, para a 'Champions', e o Sevilha, para a Taça do Rei, o Sporting vai tentar um resultado que lhe permita poder discutir a eliminatória em Alvalade, consciente de que nunca venceu fora uma equipa espanhola.

As duas equipas despromovidas da Liga dos Campeões reencontram-se na segunda competição europeia de clubes, como em 2009/10, época em que os madrilenos eliminaram os lisboetas nos oitavos de final, com um empate a zero em casa e a dois em Lisboa.

Um 'bis' do argentino 'Kun' Aguero foi decisivo para a eliminação dos 'leões', então comandados por Carlos Carvalhal, e para a passagem dos 'colchoneros', que viriam a conquistar o troféu sob o comando de Quique Flores (ex-Benfica).

Oito anos depois, os dois 'grandes' ibéricos reencontram-se depois de 'tombarem' da 'Champions', sendo que, já na Liga Europa, o Sporting eliminou os cazaques do Astana e os checos do Viktoria Plzen, após prolongamento, enquanto o Atlético de Madrid somou quatro triunfos face a FC Copenhaga e Lokomotiv Moscovo.

Os 'leões', terceiros no campeonato luso, já só um ponto acima do quarto, vão disputar pela 10.ª vez os quartos de final de uma prova europeia, fase que superaram cinco vezes, na Taça das Taças de 1963/64 e 73/74, na Taça UEFA de 1990/91 e 2004/05 e na Liga Europa de 2011/12.

A tarefa do Sporting, perante o segundo colocado da Liga espanhola, a nove pontos do FC Barcelona, afigura-se como muito complicada e pode ficar ainda mais dificultada tendo em conta o elevado número de jogadores em risco de exclusão para a segunda mão, caso vejam um amarelo na primeira.

Acuña, Fábio Coentrão, Gelson Martins, Bruno Fernandes, Battaglia e Bas Dost, todos habituais titulares do conjunto de Jorge Jesus, estão em risco, enquanto Ángel Correia é o único nessa situação do lado madrileno.

Problema, para a primeira mão, pode ser a ausência de William Carvalho, que, a recuperar de uma lesão muscular na coxa esquerda, está em dúvida para o Wanda, depois de já ter falhado a deslocação a Braga.

Do lado dos madrilenos, o treinador argentino Diego Simeone tem, sobretudo, problemas no setor recuado, face às lesões de Filipe Luis, que tem mesmo o Mundial2018 em risco, Juanfran, Giménez e Vrsaljko, todos ausentes do 1-0 ao Deportivo no domingo.

Esta vai ser a 16.ª visita do Sporting a equipas espanholas, frente às quais tem como melhores resultados os empates com Atlético de Madrid (0-0), em março de 2010, Real Sociedad (0-0), em novembro de 1988, e Sevilha (1-1), em setembro de 1983.

Noutros jogos dos quartos de final, os portugueses Bruma e Rolando cruzam-se na Alemanha no confronto entre o Leipzig e o Marselha, equipa francesa que eliminou o Sporting de Braga, enquanto a Lazio, de Nani, recebe os austríacos do Salzburgo em Roma. Em Londres, o Arsenal é visitado pelo CSKA Moscovo.

JP // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Guia de acesso prioritário para eleitores com mobilidade reduzida

Eleições do FC Porto realizam-se sábado entre as 9h e as 20h no Estádio do Dragão. 

FC Porto: Francisco Conceição continua no Dragão 

Internacional português será jogador do FC Porto até 2029. 

Francisco Conceição: "É um regresso definitivo a casa" 

Francisco Conceição será jogador do FC Porto até 2029 depois de o clube acionar a opção de compra prevista no contrato de empréstimo do mais recente internacional português. A viver “mais um momento especial”, garantido o “regresso definitivo” à casa onde se sente realmente “feliz”, o Melhor Jovem da Liga em março fala do concretizar de “um objetivo traçado desde o início da temporada” que só foi possível graças ao “trabalho”, à “confiança” e à “ajuda de toda a equipa e do staff”.