PS considera que provedor de Justiça tem feito um mandato "exemplar"

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 jun (Lusa) - O líder parlamentar do PS, Carlos Zorrinho, renovou hoje a confiança política dos socialistas no provedor de Justiça, Alfredo José De Sousa, considerando que fez um primeiro mandato "exemplar".

Carlos Zorrinho falava aos jornalistas em conferência de imprensa, na Assembleia da República, após ser questionado sobre a forma como o provedor de Justiça está a desempenhar o seu cargo.

"Consideramos que o provedor de Justiça tem desempenhado as suas funções de forma exemplar", declarou.

O líder parlamentar socialista acrescentou que, da parte do PS, "tem e terá toda a confiança".

Em recente entrevista à Antena 1, o provedor de Justiça fez críticas à atuação do Governo e considerou que eleições legislativas antecipadas se deverão realizar em simultâneo com as próximas eleições autárquicas, previstas para o final de setembro ou início de outubro.

Estas declarações de Alfredo José de Sousa foram imediatamente contestadas pela vice-presidente do PSD Teresa Leal Coelho, acusando o provedor de Justiça de se ter "excedido no seu estatuto de imparcialidade".

Teresa Leal Coelho pediu depois a Alfredo José de Sousa que tire ilações por se ter tornado um "ator político".

O provedor de Justiça termina o seu mandato no final deste mês e a sua reeleição exige na Assembleia da República uma aprovação por dois terços, ou seja, pelo menos o apoio do PSD e do PS.

PMF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.