Milhares de israelitas e turistas participam na parada gay em Telavive

Milhares de israelitas e turistas participam na parada gay em Telavive
| Mundo
Porto Canal

Milhares de pessoas estão concentradas hoje em Telavive, capital israelita, para participarem na vigésima parada do "orgulho gay", que conta este ano com o primeiro par homossexual que se casou em França.

O evento, que atrai anualmente visitantes de todo o mundo -- 25 mil turistas são esperados este ano --, junta gays, lésbicas, bissexuais e transgéneros (LGBT), ativistas e simpatizantes, em cima de flutuadores, ao som de música eletrónica.

As estrelas da edição deste ano serão os franceses Vincent Autin e Bruno Boileau, o primeiro casal homossexual que contraiu matrimónio em Montpellier.

A França tornou-se no 14.º país a aprovar o casamento de pessoas do mesmo sexo, após meses de debate aceso e alguma contestação social.

O casal está de lua de mel em Israel, a convite da câmara de Telavive.

"Quando soubemos que dois homossexuais se tinham casado em França, achámos que não haveria nada de mais romântico e apropriado do que convidá-los a passar a lua de mel em Telavive, durante a parada do 'orgulho gay', disse à AFP a porta-voz do município israelita, Mira Marcus.

Vincent Autin admitiu à AFP que não estava à espera que Telavive fosse são "gay friendly" -- amigável para gays.

Israel acabou com a proibição de atos sexuais consentidos entre pessoas do mesmo sexo em 1988 e, desde então, tem adotado políticas de respeito e promoção dos direitos dos homossexuais, apesar da hostilidade de algumas comunidades, nomeadamente dos judeus ultra-ortodoxos.

Telavive organizou a primeira marcha pública pelos direitos LGBT há 20 anos.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.