Rio critica "hipocrisia" de desviar fundos comunitários alocados a uma região

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 07 jun (Lusa) -- O presidente da Câmara do Porto criticou hoje a "atitude hipócrita" de alocar a uma região fundos comunitários destinados a outra, defendendo ser preciso "evitar" esta postura no próximo ciclo de financiamentos.

"Se temos programas [comunitários de apoio] para desenvolvimento regional, aquilo que nós temos que fazer é aplicar efetivamente essas verbas no desenvolvimento regional", afirmou Rui Rio, na sessão de abertura da conferência "O Novo Ciclo de Fundos Comunitários ao Serviço do Desenvolvimento Territorial", a decorrer no Porto.

Não concordando com a ideia, Rio disse, no entanto, que se o Governo entender que as verbas afetas a determinada região são demasiadas deve reduzi-las.

"Agora, o que não devemos fazer é dizer que temos um dado patamar de verbas e depois, na aplicação, fazer uns arranjos contabilísticos e umas engenharias que na contabilidade dá perfeito, que foi tudo alocado à região Norte, por exemplo, e depois vamos a ver e não foi assim, foi meramente na afetação de custos", afirmou.

"Isto é que é uma atitude hipócrita, independentemente de ser legal ou ilegal, que eu acho que deveríamos evitar", frisou.

Para Rui Rio, do ponto de vista prático, o conceito de 'spill over effect' "tem sido indevidamente usado".

Rui Rio entende que Portugal deve partir para o próximo quadro comunitário de apoio (2014-2020) definindo "estratégias" que permitam "alterar " ou, "no mínimo, atenuar" os atuais parâmetros de competitividade e de assimetrias regionais.

"Em termos relativos", disse, "se nós analisarmos a nossa competitividade relativamente à dos outros, e analisarmos a economia, chegamos à conclusão que a nossa competitividade não subiu".

Para Rio, na competitividade, o próximo ciclo de apoios comunitários deve dar prioridade à indústria e à agricultura, fazendo "em larga medida o contrário do que se fez até à data".

Os novos setores de atividade também terão "espaço" para receber apoios, contudo, apenas "como elemento complementar à indústria e à agricultura".

"Temos que encontrar o justo equilíbrio e aquilo que tem sido feito ao longo dos anos não tem estado no justo equilíbrio", frisou.

Quanto às assimetrias regionais, "em termos relativos estamos pior, ou seja cavou-se mais o fosso das assimetrias regionais em Portugal, apesar de ser viver hoje melhor do que nos anos 70 ou 80", acrescentou.

No seu entender, Portugal deve "apostar onde tem vantagens comparadas e nas regiões mais atrasadas", porque a "estratégia nacional tem de passar por eliminar o défice da balança de pagamentos".

JAP // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.