PS quer qualificar Aliados e admite posse administrativa de prédios

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 07 jun (Lusa) -- O candidato socialista à Câmara do Porto, Manuel Pizarro, garantiu hoje uma aposta na qualificação de prédios devolutos na Avenida dos Aliados, adiantando que poderá chegar "à tomada de posse administrativa" para reposição da segurança e aspeto estético.

Em declarações aos jornalistas em plena Avenida dos Aliados, Manuel Pizarro anunciou que "quando for eleito presidente da câmara" uma das primeiras medidas que tomará será "impor aos proprietários dos prédios da Avenida dos Aliados que assumam medidas" essenciais para a segurança e aspeto estético da sala de visitas da cidade.

"Eu acho que é escandaloso, do ponto de vista do comportamento desses proprietários, mas também não é nada abonatório do comportamento da Câmara do Porto -- e é uma manifestação de incúria da Câmara do Porto -- que alguns prédios magníficos desta avenida estejam no estado que nós podemos apreciar", lamentou.

No caso concreto de três prédios -- entre os quais a antiga Pensão Monumental -- serão tomadas, caso seja eleito, "iniciativas em matéria de fiscalização e de vistoria de segurança e de salubridade que podem chegar à tomada de posse administrativa dos prédios e à realização coerciva das obras de conservação da estrutura do prédio e de reposição do seu aspeto estético, em favor de uma visão sobre a qualificação da cidade do Porto enquanto destino turístico".

"A sala de visitas do Porto não pode ter um aspeto que esteja neste estado. Eu respeito a propriedade privada, não posso aceitar que esse respeito ponha em causa o bem público que é o aspeto que a cidade tem", afirmou.

Na opinião do candidato do PS, o atual executivo liderado pela coligação PSD/CDS-PP "reage a isto como se este problema não existisse" e "não revela cuidado com o aspeto estético da cidade e não revela preocupação com a economia da cidade que está hoje muito dependente do turismo".

O deputado socialista adiantou ainda que "mais tarde ou mais cedo, os proprietários desses prédios terão que ressarcir a câmara pelo dinheiro que venha a ser gasto para tratar da segurança e dos aspetos estéticos", garantindo que será "nessa matéria absolutamente inflexível".

"Seria absolutamente impossível e demagógico sugerir que a câmara tomasse posse administrativa de todos os prédios que estão degradados no Porto para lhes devolver as condições de segurança ou de aspeto estético", respondeu, quando questionado sobre a possibilidade de alargar estas medidas a outras zonas da cidade no imediato.

No entanto, Pizarro quer qualificar outras áreas do Porto, dando o exemplo da zona superior da Rua de Santa Catarina.

Questionado sobre o anúncio da candidatura de Nuno Cardoso à autarquia portuense, feito quinta-feira, Manuel Pizarro afirmou: "Vou continuar a não comentar. Agradeço-lhe a pergunta mas vou continuar a não comentar. Eu estou concentrado na apresentação de propostas construtivas para melhorar a situação do Porto".

JF // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.