Agitação marítima leva Câmara do Porto a cortar trânsito na avenida D. Carlos I

Agitação marítima leva Câmara do Porto a cortar trânsito na avenida D. Carlos I
| Norte
Porto Canal com Lusa

A avenida D. Carlos I, na zona da barra do Douro, no Porto, encontra-se cortada ao trânsito, pelo menos até domingo de manhã, devido às previsões de forte agitação marítima, anunciou a Câmara do Porto.

De acordo com informação publicada no portal da autarquia, “por precaução, torna-se necessário interromper a circulação automóvel” naquela avenida da cidade.

“O trânsito será restabelecido logo que as condições do mar o permitam, sendo feita uma reavaliação no início da manhã de domingo”, acrescenta.

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertaram na sexta-feira para o agravamento do estado do mar e anunciaram que vão reforçar a vigilância das zonas costeiras, a partir deste fim de semana, para prevenir eventuais situações de risco.

Em comunicado, a Autoridade Marítima Nacional explica que está previsto o agravamento do estado do mar num momento em que as praias registam maior afluência devido às férias da Páscoa, pelo que a vigilância será feita em particular nestas zonas.

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha recomendam à população, em particular na zona norte do continente, a adoção de medidas de precaução devido à previsão de agravamento do estado do mar no fim de semana.

A Proteção Civil da Câmara do Porto destaca que “está previsto um agravamento significativo da agitação marítima, com ondas de noroeste com cinco a seis metros, podendo atingir os dez a 12 metros”.

Recomenda assim à população que “tome as devidas precauções, apelando ao respeito pelos perímetros de segurança que serão estabelecidos para peões junto da orla costeira e acessos aos molhes, mas também aos cortes de trânsito que sejam necessários implementar nestas zonas”.

“A Câmara do Porto, através do Departamento Municipal de Proteção Civil, acompanhará em permanência a atualização destas previsões, implementando as medidas preventivas e de segurança adequadas”, conclui.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.