França/Ataque: Morreu polícia que substituiu reféns

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Paris, 24 mar (Lusa) -- O oficial de polícia que se entregou em troca da libertação de reféns nos ataques perpetrados na sexta-feira no sudoeste de França, em nome do grupo 'jihadista' Estado Islâmico, morreu, anunciou hoje o ministro do Interior francês.

"O tenente-coronel Arnaud Beltrame deixou-nos. Morreu pela pátria. Nunca a França esquecerá o seu heroísmo, a sua bravura, o seu sacrifício", escreveu na sua conta da rede social Twitter o ministro francês, Gérard Collomb.

"De coração pesado, encaminho o apoio do país inteiro à sua família, aos seus amigos e aos seus companheiros" da polícia, acrescentou.

O oficial de 45 anos, casado e sem filhos, foi gravemente ferido pelo autor dos ataques, Redouane Lakdim.

Na sexta-feira, o Presidente, Emmanuel Macron, saudou particularmente "a coragem" do "oficial superior da polícia, que se deu como voluntário para substituir os outros reféns e que foi muito gravemente ferido".

O polícia "salvou vidas e honrou a sua profissão e o nosso país", acrescentou Macron.

A morte deste oficial eleva para quatro o número de mortos nos ataques levados a cabo na sexta-feira por Redouane Lakdim - um cidadão francês de origem marroquina, de 25 anos, que já tinha sido detido por radicalização islâmica -- em Carcassonne e em Trèbes, no sudoeste do país.

O atacante foi abatido a tiro pelas forças da ordem.

O grupo 'jihadista' Estado Islâmico reivindicou estes novos ataques em França.

ANC // ANC

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Israel ataca posição militar no sul da Síria

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) indicou que Israel atacou esta sexta-feira uma posição militar no sul da Síria, no mesmo dia em que foram registadas explosões no centro do Irão.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.