Parlamento dos Açores viabiliza realização de touradas em dias de eleições

| Política
Porto Canal com Lusa

Horta, Açores, 23 mar (Lusa) - A Assembleia Legislativa dos Açores aprovou hoje uma alteração proposta pela bancada do PS que elimina a proibição de se realizaram espetáculos tauromáquicos no arquipélago em dias de eleições.

A proposta socialista gerou grande contestação entre os partidos da oposição, que temem que esta eliminação possa gerar uma maior abstenção, sobretudo nas ilhas da Terceira, Graciosa e São Jorge, onde existe uma maior tradição na realização de touradas à corda.

Mas André Bradford, líder parlamentar socialista, disse estar convicto de que os açorianos são cidadãos esclarecidos e que podem fazer "duas coisas ao mesmo tempo".

"As pessoas são capazes de dar concretização às suas obrigações cívicas, ao mesmo tempo que também são capazes de viver as suas tradições. Nós achamos que os açorianos são capazes de fazer as duas coisas ao mesmo tempo", insistiu o parlamentar socialista.

Artur Lima, do CDS, lembra que os aficionados das touradas, em especial na ilha Terceira, vivem muito esta tradição, ao ponto de saírem de casa cedo para assistirem a espetáculos tauromáquicos noutras freguesias, situação que poderá afastar as pessoas dos atos eleitorais.

César Toste, da bancada do PSD, também disse não ter dúvidas de que, "se houver uma tourada, menos pessoas vão votar" nesse domingo, recordando que existe mesmo experiência disso no passado.

Já Zuraida Soares, do Bloco de Esquerda, entende que esta proposta do PS pretende apenas "servir interesses partidários", e ao mesmo tempo, fazer os deputados de "tolos".

Também Paulo Estevão, do PPM, contestou a proposta socialista, advertindo que a realização de touradas em dia de eleições, pode mesmo gerar problemas de segurança.

"Se o edifício onde se irá proceder o ato eleitoral, estiver no perímetro da tourada, isso irá significar até um risco para as pessoas que querem votar", realçou o parlamentar monárquico.

Apenas o PCP não participou neste debate.

Apesar da contestação de quase toda a oposição, a proposta da bancada da maioria socialista foi aprovada, permitindo, assim, que se possam realizar touradas em dia de eleições.

RF // MCL

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.