Debaixo de chuva, cuidadores informais esperam que Assembleia crie estatuto

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 23 mar (Lusa) - Com a chuva, menos de uma dúzia de cuidadores informais aderiram à concentração em frente à Assembleia da República, onde esperam que hoje se dê mais um passo para a criação de um estatuto próprio.

A passagem à especialidade de um projeto de lei do Bloco de Esquerda para haver um estatuto que proteja e apoie quem sacrifica vida e carreira para cuidar de familiares em vez de os institucionalizar será "já uma vitória", disse à agência Lusa Sofia Figueiredo, que cuida de uma avó que sofre de demência.

"Temos pessoas que gastaram as economias de uma vida, que acabam a ter de pedir o Rendimento Social de Inserção. Isto não é digno. Porquê subsidiar um lar e não subsidiar quem quer cuidar?", afirmou.

A vigilante, que mora em Pinhal de Frades, Seixal, afirma que os cuidadores informais "não têm nada contra os cuidados formais", mas defendem a opção de cuidar dos familiares, se lhes for dada oportunidade.

Trata-se de uma atividade "24 horas sobre 24" e todos acusam "o cansaço, o stress", o que leva a que muitas pessoas acabem por estar de baixa, porque é a única maneira que têm de conseguir continuar a cuidar dos familiares.

Maria dos Anjos, que trabalhava em seguros, viu-se a braços com duas famílias em vez de uma, quando há dez anos foi diagnosticada Alzheimer precoce à irmã, que tinha dois filhos menores.

Sem oferta de instituições que a pudessem acolher, a irmã ficou a cargo de Maria dos Anjos até morrer.

"Nunca se deixa de pensar" nas doenças e nos problemas que levanta, afirmou a ex-cuidadora, que assinala "a raiva" que dá pensar que nunca teve apoio do Estado.

Jorge Nunes, de Amora, é um desempregado do comércio que trata da mãe com Alzheimer há dez anos, depois de ter visto o pai morrer com a mesma doença.

Numa junta médica, foi-lhe negado um complemento por tratar de pessoa com dependência porque o médico decidiu que a mãe de Jorge estava "perfeitamente capaz" já que se lembrava do seu nome e idade, entretanto esquecidos no caminho de destruição da personalidade daquela doença.

"A minha esperança é que possamos vir a ter alguns apoios. Para já, as pessoas precisam de apoio psicológico, é um desgaste tremendo", notou.

No projeto de lei do Bloco, estima-se que haja 800 mil pessoas que dependem do apoio de cuidadores informais.

O Bloco espera que a lei passe à especialidade para que, até ao verão, todos os partidos possam criar entre si um Estatuto do Cuidador Informal.

Se se concretizar, passará a haver cuidados domiciliários para dar formação aos cuidadores, garantir direitos laborais para as pessoas que até agora só têm uma opção - ou cuidar ou trabalhar -, e assegurar que não perdem anos de trabalho que poderiam contar para as suas reformas.

Em votação hoje está também um projeto de resolução do Pessoas, Animais, Natureza (PAN).

APN // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Notícia Porto Canal. Rui Moreira não é candidato às Europeias

É um ponto final nos rumores que têm circulado ao longo das últimas semanas e que ditavam o término antecipado do mandato do presidente da Câmara Municipal do Porto. Rui Moreira não será candidato pela Aliança Democrática (AD) às eleições europeias de 2024, confirmou fonte próxima do processo ao Porto Canal.

Rui Moreira recusa convite para ser número dois da lista da AD nas Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 9 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

Marta Temido vai ser cabeça de lista do PS nas Europeias

A ex-ministra da Saúde e atual deputada socialista Marta Temido vai encabeçar a lista do PS às eleições europeias de 9 de junho, confirmou à agência Lusa fonte do partido.