Skripal: Moscovo acusa Londres de tentar confrontação internacional

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Moscovo, 23 mar (Lusa) -- O chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, acusou hoje o governo de Londres de estar a arrastar os aliados do Reino Unido para "uma confrontação" com a Rússia referindo-se à decisão da União Europeia sobre o caso Skripal.

Na sequência do caso sobre o ataque químico contra o ex-espião russo Serguei Skripal e da filha, no Reino Unido, o embaixador da Rússia junto da União Europeia foi convocado a prestar explicações.

Lavrov, em declarações à agência russa RIA Novosti em Hanoi, no Vietname, disse que as autoridades britânicas "estão a forçar os seus aliados" a tomar medidas que visam a confrontação com Moscovo.

Alguns Estados membros da União Europeia estão a equacionar a hipótese de expulsar diplomatas russos, após o envenenamento do ex-espião, de acordo com um responsável europeu em Bruxelas.

"Alguns membros estão a considerar possíveis expulsões de diplomatas russos ou chamar os seus próprios diplomatas", declarou o responsável, a coberto do anonimato, no final do primeiro dia de uma cimeira europeia em que os 28 acusaram a Rússia de estar "muito provavelmente" por detrás do envenenamento de Sergueï Skripal e da filha, a 04 de março, em Salisbury, no sudoeste de Inglaterra, e decidiram chamar o embaixador da UE na Rússia para "consultas".

PSP (ANC) // SB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.