Catalunha: Supremo espanhol decide se candidato à presidência regressa à prisão

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Madrid, 23 mar (Lusa) -- O Supremo Tribunal espanhol analisa hoje, em Madrid, se vários independentistas catalães devem regressar preventivamente à prisão, entre eles o candidato à presidência do Governo regional que falhou na quinta-feira essa eleição no parlamento regional.

Jordi Turull é um dos seis independentistas convocados pelo juiz que está a instruir o processo judicial sobre o seu envolvimento na tentativa frustrada de criação de uma República independente.

O magistrado vai comunicar aos suspeitos de crimes de rebelião e sedição os autos de acusação e irá analisar se deve tomar medidas cautelares.

Uma eventual detenção teria outras proporções políticas no caso de Jordi Turull, que já esteve detido preventivamente e que saiu da prisão depois de pagar uma fiança, se se apresentasse hoje no tribunal na qualidade de presidente eleito do Governo regional.

Na noite de quinta-feira, Turull apenas obteve 64 votos, enquanto 65 votaram contra, registando-se ainda quatro abstenções de um grupo de independentistas da extrema-esquerda antissistema, a Candidatura de Unidade Popular.

O Juiz convocou, para além de Jordi Turull, a ex-presidente do parlamento catalão Carme Forcadell, Marta Rovira, da Esquerda Republicana da Catalunha (socialista), e os ex-conselheiros (ministros regionais) Raúl Romeva, Josep Rull e Dolors Bassa.

FPB // ANC

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.