ONU alerta que uma em quatro pessoas terá escassez crónica ou recorrente de água em 2050

ONU alerta que uma em quatro pessoas terá escassez crónica ou recorrente de água em 2050
| Mundo
Porto Canal com Lusa

Pelo menos um quarto da população mundial em 2050 viverá num país com falta de água crónica ou recorrente, alertaram hoje as Nações Unidas, cujo secretário-geral, António Guterres, defendeu que o problema é de alta prioridade.

"A crescente crise de falta de água deveria estar muito mais em cima no radar do mundo", afirmou Guterres, no Dia Mundial da Água, indicando que é uma questão "de vida ou de morte".

Guterres falava no arranque de uma campanha que durará dez anos e através da qual a ONU quer melhorar a gestão da água a nível mundial, para evitar a "crise global" que se avizinha no contexto atual.

Cerca de 40% da população já sofrem com escassez de água, por causa da qual 700 milhões de pessoas poderão ter de sair do local onde vivem.

"Com a procura de água potável a crescer previsivelmente 40% em meados do século e com o impacto crescente das alterações climáticas, a escassez de água é uma preocupação enorme", reforçou António Guterres.

Governos de todo o mundo estiveram representados na apresentação da "década de ação" para a água na Assembleia-Geral da Organização.

Os objetivos da campanha são gerar vontade política para haver mais cooperação internacional e concertar os programas de poupança de cada país com os objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pela ONU.

A campanha da ONU é lançada na semana em que dirigentes, empresas e organizações de 150 países estão reunidos no Fórum da Água, em Brasília, e que termina na sexta-feira.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.