Orçamento Retificativo aprovado com votos da maioria PSD/CDS-PP

Orçamento Retificativo aprovado com votos da maioria PSD/CDS-PP
| Política
Porto Canal

A proposta de Orçamento Retificativo apresentada pelo Governo foi hoje aprovada na generalidade com os votos da maioria parlamentar PSD/CDS-PP e os votos contra de todas as bancadas da oposição.

Na votação participaram 215 deputados, tendo as bancadas parlamentares do PSD e do CDS-PP sido as únicas a votar favoravelmente o documento apresentado pelo Governo.

PS, PCP, BE e Partido Ecologista "Os Verdes" votaram contra.

A primeira alteração à lei do Orçamento do Estado para 2013 foi entregue na Assembleia da República na passada sexta-feira e inclui uma revisão generalizada aos tetos de despesa e à composição destas rubricas para incorporar o pagamento dos subsídios cuja suspensão foi chumbada pelo Tribunal Constitucional.

Este documento inclui igualmente as medidas que o Governo considera suficientes para conseguir cumprir as metas do défice orçamental acordadas com a 'troika' após o desvio que se criou com o chumbo do TC a quatro normas do orçamento, mas também a uma revisão do cenário macroeconómico para um cenário bem mais pessimista que o esperado em outubro quando o Governo apresentou o Orçamento.

A conjuntura mais negativa obriga a, entre outras coisas, reforçar a dotação orçamental da Segurança Social em 500 milhões de euros, em grande parte para assegurar o pagamento da despesa com subsídios de desemprego que será mais elevada que o esperado devido a um aumento do desemprego bem acima das estimativas iniciais.

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".