Duas a três mil pessoas vacinaram-se desde início do surto

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 mar (Lusa) - Duas a três mil pessoas vacinaram-se contra o sarampo desde o início do surto, segundo estima a Direção-Geral da Saúde, que apela aos pais para não atrasarem a vacinação das crianças aos 12 meses e aos cinco anos.

Em declarações aos jornalistas, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse que "alguns milhares" de pessoas, entre profissionais de saúde e cidadãos comuns, vacinaram-se contra o sarampo desde o início do surto na região norte do país.

Graça Freitas aponta como "estimativas grosseiras" a vacinação de duas a três mil pessoas.

A diretora-geral da Saúde apelou aos pais para que cumpram o calendário do programa nacional de vacinação e que não atrasem as vacinas do sarampo que devem ser levadas aos 12 meses e aos cinco anos.

Segundo Graça Freitas, o surto estará em fase de estabilização, mas a as autoridades permanecem atentas até porque o vírus do sarampo pode ser traiçoeiro, além de perigoso.

De acordo com o último balanço Direção-Geral da Saúde (DGS), há 62 casos de sarampo confirmados e 168 casos suspeitos.

ARP // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Prazo para candidaturas de educadores e professores estendido até quinta-feira

O Ministério da Educação decidiu estender até quinta-feira o prazo para a submissão de candidaturas aos concursos para colocação de educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário das escolas públicas.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.