Alunos protestam contra más condições de escola em Braga

| Norte
Porto Canal com Lusa

Alunos da escola Frei Caetano Brandão, em Braga, manifestaram-se esta quarta-feira contra as "péssimas condições" do estabelecimento de ensino, sendo que a autarquia reconhece a necessidade de "obras urgentes" e garante já ter alertado o Ministério da Educação.

Atualizado 21-03-2018 15:44

Os alunos daquela EB23, que realizaram o protesto antes do período letivo da manhã, relataram situações em que chove dentro das salas, falta aquecimento, inexistência de chuveiros e de portas nos balneários, queixando-se de "não serem ouvidos" pelas "autoridades competentes".

Em declarações à Lusa, a vereadora com o pelouro da Educação na Câmara Municipal de Braga, Lídia Dias, reconheceu a necessidade de intervir naquele estabelecimento de ensino, um dos mais antigos do concelho, mas explicou que a obra "não foi considerada prioritária" pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, em 2014, aquando do mapeamento das escolas a intervir.

"Estamos nas aulas e chove-nos em cima, os aquecedores só podem ser ligados pouco tempo e temos frio. Não há portas nos quartos de banho, não temos chuveiros nos balneários. Está aqui uma escola sem condições", sintetizou Carla Silva, uma das alunas em protesto.

Do lado da Câmara Municipal de Braga, o protesto é entendido como uma "reivindicação legítima" por parte dos estudantes.

"É uma escola com 35 anos e que ao longo do tempo não teve intervenções de fundo, sofreu deterioração e tem atualmente muitos constrangimentos", reconheceu a responsável.

Segundo Lídia Dias, a autarquia "tem vindo a fazer pequenos arranjos" que são "insuficientes, uma vez que a escola precisa é de uma intervenção profunda".

A responsável garante que a câmara municipal deu conta daquela necessidade à Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares para que a ‘Frei Brandão’ fosse alvo de uma intervenção ao abrigo de fundos comunitários, mas que tal "não foi considerado prioritário".

"Temos vindo, de forma sucessiva, a alertar a tutela, nomeadamente com cartas para o Ministério da Educação, sobre as fragilidades da ‘Frei Brandão’. Vamos fazendo pequenos ajustes mas, repito, a escola precisa é de uma profunda intervenção", disse.

+ notícias: Norte

Ponte de arame entre Amarante e Celorico de Basto ficará pronta em junho

A empreitada da ponte de arame que ligará Amarante e Celorico de Basto, nas freguesias de Rebordelo e Arnoia, está a decorrer “a bom ritmo”, comunicou a Associação de Municípios Douro e Tâmega (AMDT) numa publicação na rede social de Facebook.

Homem de 72 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Santa Maria da Feira

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de São João da Madeira deteve um homem de 72 anos, na sequência de uma denúncia associada a um crime de violência doméstica, em Santa Maria da Feira, informou aquela força policial em comunicado de imprensa.

Falso procurador da Póvoa de Lanhoso paga prejuízo e livra-se de processo por burla

Um antigo funcionário judicial do Tribunal da Póvoa de Lanhoso que estava acusado de burla qualificada, por se ter feito passar por procurador, acabou por não ser julgado, porque, entretanto, reparou integralmente o prejuízo causado.