Alunos protestam contra más condições de escola em Braga

| Norte
Porto Canal com Lusa

Alunos da escola Frei Caetano Brandão, em Braga, manifestaram-se esta quarta-feira contra as "péssimas condições" do estabelecimento de ensino, sendo que a autarquia reconhece a necessidade de "obras urgentes" e garante já ter alertado o Ministério da Educação.

Atualizado 21-03-2018 15:44

Os alunos daquela EB23, que realizaram o protesto antes do período letivo da manhã, relataram situações em que chove dentro das salas, falta aquecimento, inexistência de chuveiros e de portas nos balneários, queixando-se de "não serem ouvidos" pelas "autoridades competentes".

Em declarações à Lusa, a vereadora com o pelouro da Educação na Câmara Municipal de Braga, Lídia Dias, reconheceu a necessidade de intervir naquele estabelecimento de ensino, um dos mais antigos do concelho, mas explicou que a obra "não foi considerada prioritária" pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, em 2014, aquando do mapeamento das escolas a intervir.

"Estamos nas aulas e chove-nos em cima, os aquecedores só podem ser ligados pouco tempo e temos frio. Não há portas nos quartos de banho, não temos chuveiros nos balneários. Está aqui uma escola sem condições", sintetizou Carla Silva, uma das alunas em protesto.

Do lado da Câmara Municipal de Braga, o protesto é entendido como uma "reivindicação legítima" por parte dos estudantes.

"É uma escola com 35 anos e que ao longo do tempo não teve intervenções de fundo, sofreu deterioração e tem atualmente muitos constrangimentos", reconheceu a responsável.

Segundo Lídia Dias, a autarquia "tem vindo a fazer pequenos arranjos" que são "insuficientes, uma vez que a escola precisa é de uma intervenção profunda".

A responsável garante que a câmara municipal deu conta daquela necessidade à Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares para que a ‘Frei Brandão’ fosse alvo de uma intervenção ao abrigo de fundos comunitários, mas que tal "não foi considerado prioritário".

"Temos vindo, de forma sucessiva, a alertar a tutela, nomeadamente com cartas para o Ministério da Educação, sobre as fragilidades da ‘Frei Brandão’. Vamos fazendo pequenos ajustes mas, repito, a escola precisa é de uma profunda intervenção", disse.

+ notícias: Norte

Porto vai ter dez novas ligações aéreas

O aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas, bem como o reforço de outras já existentes. Este acréscimo deve contribuir para uma subida nas receitas hoteleiras da região, que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, espera que ultrapassem a barreira dos mil milhões de euros em 2024.

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Mau tempo cancela um dos maiores eventos da semana santa em Braga

Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, a Procissão do Senhor "Ecce Homo", também conhecida como "Procissão dos Farricocos", que estava programada para acontecer nas ruas de Braga nesta quinta-feira, foi cancelada.