Jornal Diário Jornal das 13

Inscritos nos centros de emprego descem 17% em fevereiro para 404.604 pessoas

Inscritos nos centros de emprego descem 17% em fevereiro para 404.604 pessoas
| Economia
Porto Canal com Lusa

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego baixou 17% em fevereiro, face a igual mês de 2017, para 404.604 pessoas, caindo 2,6% (10.935) face ao mês anterior, segundo dados hoje divulgados pelo IEFP.

De acordo com os dados disponíveis na página do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), para a diminuição do desemprego registado, face ao mês homólogo de 2017, contribuíram todos os grupos de desempregados, com destaque para os homens (menos 19,7%), os adultos com idades iguais ou superiores a 25 anos (menos 16,3%), os inscritos há mais de um ano (menos 18,5%), os que procuravam novo emprego (menos 16,8%) e os que possuem como habilitação escolar o 1.º ciclo do ensino básico (menos 19,8%).

Segundo o IEFP, o desemprego afetava em fevereiro 45.046 jovens, o que representa uma redução homóloga de 22,7% e de 3,8% em termos mensais.

Já o número de desempregados de longa duração apurado no final de fevereiro foi de 190.021, diminuindo 18,5% em relação ao mês homólogo e recuando 2,5% em termos mensais.

A nível regional, comparando com o mês de fevereiro de 2017, o desemprego registado diminuiu em todas as regiões do país, destacando-se Lisboa e Vale do Tejo com a descida percentual mais acentuada (-18,4%), seguindo-se o Norte (-17,1%).

No que respeita à atividade económica de origem do desemprego, dos 338.663 desempregados que, no final do mês em análise, estavam inscritos como candidatos a novo emprego, nos Serviços de Emprego do Continente, 70,1% tinham trabalhado em atividades do setor dos serviços.

O desemprego diminuiu em todos os setores de atividade, com a maior redução homóloga a registar-se novamente no setor da construção, onde o desemprego recuou 28,8%, no correspondente a menos 12,1 mil desempregados (um contributo de 17,2% para a redução global do número de desempregados à procura de novo emprego).

O número de inscritos como "ocupados" - integrados em programas de emprego ou formação profissional, com exceção dos programas que visem a integração direta no mercado de trabalho - fixou-se nos 89.889 (15,7% do total), recuando 15,3% em termos homólogos e 1,5% em termos trimestrais.

Já os "indisponíveis temporariamente" (4,3% do total) - desempregados ou empregados que não reúnem condições imediatas para o trabalho por motivos de doença - aumentaram 17,8% em termos homólogos e 2,% em termos mensais para 24.624.

+ notícias: Economia

Pensões atribuídas este ano pela Segurança Social vão ser recalculadas

As pensões atribuídas este ano pela Segurança Social vão ser recalculadas, de acordo com a portaria hoje publicada em Diário da República, que permite revalorizar os salários que servem de base ao cálculo das pensões.

Famílias carenciadas dispensadas de inscrição prévia para manuais gratuitos

As famílias carenciadas, com direito a ação social escolar, vão continuar a ter manuais escolares gratuitos sem terem de se inscrever previamente na plataforma online "Mega", esclareceu hoje o Ministério da Educação.

Famílias com menos rendimentos aderem à reutilização de manuais escolares usados

As famílias com menores rendimentos estão a ter este ano um maior acesso à reutilização de manuais escolares usados, após a empresa 'Book in Loop', com sede em Coimbra, ter facilitado o processo, foi este domingo anunciado.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.