António Costa e Rui Rio em Bruxelas em semana de "cimeira da primavera"

| Política
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 20 mar (Lusa) -- O primeiro-ministro, António Costa, e o líder da oposição, Rui Rio, deslocam-se esta semana a Bruxelas, com o chefe de Governo a participar na "cimeira da primavera" e o presidente do PSD a estrear-se em reuniões do Partido Popular Europeu.

Costa estará três dias na capital da União Europeia (UE), já que, além de participar no Conselho Europeu de quinta e sexta-feira, é um dos convidados de um evento promovido pela Comissão Europeia, em conjunto com o canal televisivo pan-europeu Euronews, sobre os 30 anos da política de coesão, a ter lugar na quarta-feira ao final da tarde.

Na quinta e sexta-feira, o chefe de Governo representará Portugal na cimeira de março de chefes de Estado e de Governo da UE, a chamada "cimeira da primavera", dedicada sobretudo a assuntos económicos, e que este ano incluirá ainda reuniões nos formatos a 27 (sem o Reino Unido, para discutir o 'Brexit') e a 19 (os países da zona euro, em mais uma "cimeira do euro").

Rui Rio, por seu turno, participará pela primeira vez nas tradicionais mini-cimeiras do PPE que antecedem os Conselhos Europeus desde que foi eleito em diretas para a liderança do PSD, em janeiro passado.

No encontro da maior família política europeia, Rui Rio terá oportunidade de encontrar, entre outros, os presidentes das três principais instituições europeias, todos eles pertencentes ao PPE - Jean-Claude Juncker (Comissão Europeia), Donald Tusk (Conselho Europeu) e Antonio Tajani (Parlamento Europeu) -, e nove chefes de Estado e de Governo da UE membros do Partido Popular Europeu, entre os quais a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy.

ACC // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".