Funcionárias denunciam empresa têxtil de Santo Tirso por anunciar fecho via SMS

| Norte
Porto Canal com Lusa

Cerca de 25 trabalhadoras da empresa Modelo e Ponto, em Santo Tirso, distrito do Porto, receberam no domingo por SMS a informação de que a fábrica têxtil iria abrir falência, disse à Lusa Tânia Santos, uma das funcionárias.

Atualizado 20-03-2018 11:54

"A SMS da gerente Aurora Augusta Ferreira informava que a empresa encerrava hoje e que nos devíamos dirigir ao nosso advogado para levantar os papéis para o fundo de desemprego", acrescentou a funcionária, para quem "nada fazia prever" este desenlace, uma vez "que ficou material na fábrica para ser trabalhado".

Em declarações à agência Lusa o advogado das trabalhadoras, Hernâni Gomes, esclareceu que o modo utilizado pela gerência da fábrica "visou evitar que as funcionárias fossem perder tempo para a fábrica" e que ainda hoje vai entrar no Tribunal de Santo Tirso "o processo de insolvência".

Hernâni Gomes, que acompanhou as funcionárias em protesto hoje à porta da fábrica Modelo e Ponto, adiantou que "ainda hoje serão emitidas as cartas de despedimento".

"Trata-se de uma fábrica que pouca diferença faz de empresas de garagem e que estava a trabalhar a feitio. Ora, sabe-se que quem trabalha a feitio vê os preços esmagados por parte das Zaras e companhia e a gerência da firma não aguentou com os custos elevados que estavam a ter", esclareceu o advogado.

Dando conta ainda de "dívidas à Segurança Social" por parte da Modelo e Ponto, Hernâni Gomes explicou na semana passada "um cheque que chegou de um fornecedor de trabalho, assim que entrou na conta, foi penhorado pela Segurança Social", acabando a gerência "sem fundo de maneio para pagar os salários".

"Sem dinheiro para pagar salários, e por não quererem continuar na bola de neve, decidiram fechar e apresentar insolvência", disse o advogado de uma empresa que "tem cerca de dois anos de duração".

Segundo o advogado, os débitos às trabalhadoras "para além dos salários de fevereiro e março" já vem de 2017, em que "permanecem por pagar 200 euros do subsídio de Natal".

A Lusa tentou contactar a gerência da Modelo e Ponto mas tal não foi possível até ao momento.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.