Dez distritos do continente e Madeira sob aviso amarelo devido à agitação marítima

Dez distritos do continente e Madeira sob aviso amarelo devido à agitação marítima
| País
Porto Canal

Dez distritos de Portugal continental e a Madeira estão sob aviso amarelo entre quinta e sexta-feira devido à previsão de agitação marítima e vento forte, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Coimbra, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro e a costa norte da Madeira vão estar sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima com ondas de noroeste com quatro a cinco metros.

No continente, o aviso vai estar em vigor entre as 12:00 de quinta-feira e as 22:00 de sexta-feira e na Madeira entre as 05:00 e as 23:00 de sexta-feira.

O IPMA colocou ainda a Madeira sob aviso amarelo por causa do vento de noroeste com rajadas da ordem dos 80 quilómetros/hora entre as 06:00 e as 23:00 de sexta-feira.

O aviso amarelo envolve "risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

O IPMA prevê para hoje no continente céu muito nublado, períodos de chuva fraca, em especial no litoral a norte do cabo Carvoeiro, tornando-se gradualmente moderada, de norte para sul, a partir do início da manhã e queda de neve acima de 1400/1600 metros, descendo gradualmente a cota para 1000/1200 metros a partir do final da tarde e neblina ou nevoeiro matinal.

A previsão aponta também para vento em geral fraco do quadrante oeste, tornando-se moderado no litoral oeste a partir do final da manhã e nas terras altas prevê-se vento moderado do quadrante oeste, tornando-se moderado a forte de sudoeste e com rajadas da ordem de 70 km/h a partir do início da tarde.

Nos Açores, prevê-se períodos de céu muito nublado, descida da temperatura e vento noroeste fresco com rajadas até 55 km/h, tornando-se moderado.

Para a Madeira, a previsão aponta para céu pouco nublado, apresentando períodos de muita nebulosidade a partir do início da manhã com ocorrência de aguaceiros, em geral fracos e vento em geral fraco predominando de noroeste, tornando-se moderado a partir do meio da tarde.

Em Lisboa, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo prevê-se uma temperatura máxima de 15 graus Celsius, no Porto e Braga 13, Faro 16, Évora, Beja, Santa Cruz das Flores, Coimbra, Leiria e Viana do Castelo 14, Castelo Branco 12, Guarda 7, Bragança 10 e Funchal dezoito.

+ notícias: País

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

A direção-executiva do Serviço Nacional da Saúde (SNS), liderada por Fernando Araújo, apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão. 

Euromilhões. Terceiro prémio sorri a apostador português

Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira do Euromilhões cujo 'jackpot' estava fixado nos 133 milhões de euros. Contudo, há boas notícias para Portugal.

Pingo Doce apresenta queixa sobre "campanha enganosa" do Lidl

O Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre supermercados, que diz ser enganosa.