Moradores do centro histórico de Braga com acesso automóvel até oito vezes por dia

| Norte
Porto Canal com Lusa

Braga, 19 mar (lusa) - A maioria PSD/CDS-PP/PPM na Câmara de Braga aprovou hoje limitar a oito vezes por dia o acesso com automóvel aos moradores da área pedonal no centro da cidade, medida que a oposição considera ser um "tiro no pé".

Na reunião do executivo camarário, entre outras disposições para o funcionamento da atividade naquela área, foi ainda discutido o horário para cargas e descargas no Centro Histórico da cidade, novamente com a maioria liderada por Ricardo Rio a ser alvo de críticas por parte da CDU e do PS, que se mostraram contra a possibilidade daquelas atividades poderem ocorrer às 03.00.

Quanto à limitação do acesso aos moradores ao centro histórico por via automóvel, o PS considerou que o problema do trânsito naquela área devia ser regulado por mais fiscalização e por outro tipo de sistemas, mas Ricardo Rio salientou que um novo sistema representaria um "grande investimento", o que não é possível.

"Não faz sentido dizer a um morador do centro histórico que só pode ir oito vezes a casa. É um direito fundamental que não deveria ter sido aprovado, é um tiro no pé", afirmou o vereador da CDU, Carlos Almeida.

Quanto às cargas e descargas, Carlos Almeida salientou que o facto de não existirem queixas "por escrito" não quer dizer que os moradores não as tenham: "Qualquer morador do centro histórico tem razão de estar descontente se as cargas e descargas começarem a ser feitas às 03:00", apontou.

No mesmo sentido, a vereação socialista, pela voz de Artur Feio considerou que poderá haver uma "violação do direito individual" dos moradores: "A câmara não pode controlar o livre acesso ou os ritmos de vida de cada um", defendeu.

Em resposta, o autarca Ricardo Rio refutou a acusação de "inibição no acesso ao centro", explicando que teve na sua base um estudo que apontava que cada morador acedia ao local até seis vezes por dia de automóvel.

"Quando lhes estamos a conferir oito, até estamos a dar uma margem maior do que era a média desses mesmos moradores", esclareceu.

JYCR//LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Vai nascer laboratório de investigação no antigo Raf Park em Matosinhos

A Câmara de Matosinhos quer construir um laboratório de investigação ambiental e agrícola, no local onde estava situado o antigo Raf Park, em Santa Cruz do Bispo.

Homem de 70 anos morre em despiste de trator agrícola em Viseu

Um idoso com cerca de 70 anos morreu esta terça-feira na sequência do despiste de um trator agrícola em Pindo, no concelho de Penalva do Castelo, disse à agência Lusa fonte do Comando Sub-regional de Viseu Dão Lafões.

Primeiro comboio a hidrogénio em Portugal conclui fase de testes com sucesso

O novo comboio a hidrogénio H2 concluiu com sucesso os testes em Portugal, tornando-se no primeiro comboio a hidrogénio a circular em território Nacional, avança a Infraestruturas de Portugal (IP) através das redes sociais.