Portal do utente com um milhão de inscritos e 16 mil acessos diários de médicos

| País
Porto Canal / Agências

(CORREÇÃO) Lisboa, 14 jan (Lusa) - O portal de saúde que permite aos utentes marcarem consultas e pedirem receitas on-line conta já com um milhão de pessoas registadas e com uma média de 16 mil acessos diários por parte de profissionais de saúde.

O Portal do utente tem já em funcionamento desde 2013 o e-boletim infantil, que emite alertas aos pais sobre as datas das consultas e vacinas dos filhos. (corrige a entrada em funcionamento do e-boletim infantil).

A versão digital do Boletim de Saúde Infantil e Juvenil -- alternativo ao tradicional em papel -- permite aceder facilmente à informação, através da internet, e dispõe de sistemas automáticos de alerta para os pais sobre datas de marcação de consultas, reforço de vacinas ou realização de exames clínicos.

Pronto para arrancar dentro de dias está o portal do profissional, dirigido aos profissionais de saúde, que desse modo podem consultar on-line os seus ficheiros e aceder a informação clínica relevante.

Em desenvolvimento, mas mais atardados, estão os portais internacional e institucional, adiantou a mesma fonte.

Olga Silva explicou que o portal internacional visa a partilha de informação dos utentes entre países, em particular da União Europeia.

Se um estrangeiro estiver em Portugal e necessitar de recorrer ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), o médico poderá aceder à ficha clínica deste doente, o que facilitará a consulta e o diagnóstico.

Este é um portal que está em desenvolvimento na União Europeia e está ainda em fase muito inicial.

O portal institucional visa o tratamento de dados estatísticos, organiza-os de maneira a que possam ser utilizados, em função das necessidades.

"Queremos tratar de um determinado assunto na saúde, o portal recolhe os dados", explicou Olga Silva.

O portal do utente, que já está a funcionar, mas para o qual é necessário o cartão do cidadão, tem como principal objetivo ajudar os utentes a aceder ao SNS com mais facilidade.

Através dessa plataforma on-line o utente pode marcar consultas, pedir receituário crónico, consultar informação sobre a sua saúde.

Usando como exemplo um desportista, este utente pode recolher toda a informação que relaciona o desporto com a saúde.

"Pode ainda registar dados e ver a evolução que tem tido", disse, acrescentando que este portal permite "tomar conta da saúde e contactar com profissionais, com facilidade, sem perder tempo e sem gastar dinheiro.

Em estudo está ainda a possibilidade de campanhas ligadas à saúde virem a ser lançadas no portal, adiantou.

AL // GC.

Lusa/Fim

+ notícias: País

Devolução das propinas requerida por mais de 110 mil jovens

Mais de 100 mil jovens pediram a devolução do valor das propinas, a dois meses do final do prazo, que termina em 31 de maio, e numa altura em que alguns emigrantes enfrentam dificuldades para submeter o pedido.

McDonald's abre centenas de vagas na região Norte

A cadeia de restaurantes de fast food McDonald's está atualmente em processo de recrutamento de dois mil novos funcionários em todo o país, sendo que várias centenas das vagas são na região Norte.

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.