Síria: Forças turcas assumem controlo de vários bairros de Afrine

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Cairo, 18 mar (Lusa) - As forças turcas e as milícias sírias aliadas de Ancara assumiram hoje o controlo de vários bairros da cidade de Afrine, a mais importante da região com o mesmo nome, um enclave curdo no extremo noroeste da Síria, foi anunciado.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) informou hoje sobre a entrada da Turquia na cidade, mas sem precisar que bairros foram tomados pelas forças turcas.

Num comunicado, os grupos aliados de Ancara anunciaram hoje que "entraram na cidade pelo leste e oeste".

As forças que integram a operação "Ramo de oliveira", como Ancara denominou esta ofensiva, já controlam 87% do território da região de Afrine, segundo informou o OSDH num outro comunicado.

Os avanços de hoje foram precedidos de intensos bombardeamentos nas últimas horas e de fogo de artilharia contra a cidade de Afrine e arredores, além de intensos combates entre as tropas turcas e a milícia curdo-síria Unidades de Proteção do Povo (YPG nas siglas em curdo).

O objetivo da ofensiva turca é expulsar da fronteira turca a milícia YPG, considerada "terrorista" por Ancara, mas um valioso aliado de Washington no combate aos 'jihadistas'.

Desde o início da ofensiva, em 20 de janeiro último, pelo menos nos 289 civis, incluindo 43 menores e 28 mulheres, segundo os últimos números do OSDH.

Os contínuos bombardeamentos e o iminente ataque terrestre turco forçaram o êxodo massivo da zona de cerca de 200.000 civis desde a passada sexta-feira, fazendo temer um novo drama humanitário num país que entrou no oitavo ano de guerra, da qual já resultaram mais de 350.000 mortos e milhões de deslocados e refugiados, segundo o OSDH.

MC // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.