Vítor Constâncio acompanha Draghi e diz que a crise europeia ainda não acabou

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 jan (Lusa) -- O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio, disse hoje que a zona euro precisa de mais crescimento e que o banco central tem a noção de que a crise ainda não acabou.

A declaração de Vítor Constâncio num evento em Milão, citada pela agência de informação financeira Bloomberg, coincide com a do presidente do BCE, Mario Draghi, que afirmou a semana passada que "é prematuro declarar Vitória" sobre a crise na zona euro.

A posição do BCE parece contrastar com a da Comissão Europeia, cujo presidente, Durão Barroso, disse na sexta-feira que a crise do euro está ultrapassada, que a União Europeia está "a emergir da recessão e que 2014 será o ano de superação da crise.

Sobre o crescimento na zona euro, Vítor Constâncio disse que é necessário um setor bancário sólido para estimular a economia.

Um sistema bancário, disse o responsável, que ainda tem de cumprir alguns passos para passar nos testes de 'stress' que o BCE está a levar a cabo ao longo deste ano, referindo no entanto os aumentos de capital e reforços de provisões que estão a acontecer.

IM// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.