Mais de uma dezena de casas destruídas em incêndios sem controlo na Austrália

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Sidney, Austrália, 18 mar (Lusa) -- Os incêndios que lavram sem controlo no estado de Victoria, no sudeste da Austrália, já destruíram cerca 12 casas, tendo mais de 800 pessoas abandonado as suas residências, noticiaram hoje meios de comunicação locais.

As autoridades emitiram alertas para 50 localidades situadas entre as cidades de Hamilton e Port Campbell, a sudoeste de Melbourne, embora a situação de maior preocupação seja o incêndio que ameaça Cobden.

Cerca de 800 pessoas abandonaram as suas casas e refugiaram-se em abrigos para fugir das chamas que já destruíram 40 mil hectares de terrenos, mataram um número ainda indeterminado de cabeças de gago e consumiram construções e alfaias agrícolas.

Mais de 22 mil casas estão sem eletricidade, segundo o canal 9 da televisão local citado pela agência EFE.

Quase 300 bombeiros e 29 aeronaves combatem o fogo que, de acordo com os Serviços de Emergência de Victoria, surgiu, em grande parte na última noite, após trovoada, mas a investigação oficial à causa do incêndio continua aberta.

Os piores incêndios do país nas últimas décadas ocorreram em fevereiro de 2009, em Victoria, e provocaram 173 mortos e 414 feridos. Destruíram ainda uma superfície de 4.500 quilómetros quadrados.

SR // SR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Encontrados 450 quilos de bombas por deflagrar em escolas de Gaza

A Agência da ONU para os Refugiados Palestinianos (UNRWA, na sigla em inglês) anunciou esta terça-feira ter encontrado bombas de 450 quilos não deflagradas em escolas, após a retirada das tropas israelitas de Khan Younès, sul da Faixa de Gaza.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.