Sri Lanka levanta estado de emergência

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Colombo, 18 mar (Lusa) -- O Sri Lanka levantou hoje o estado de emergência decretado há quase duas semanas após confrontos entre muçulmanos e cingaleses budistas que provocaram três mortos e dezenas de casas, lojas, empresas e lugares de culto destruídos.

"Após analisar a situação da segurança pública, ordenei a revogação do estado de emergência desde a meia-noite de ontem", anunciou hoje na sua conta da rede social Twitter o presidente do país, Maithripala Sirisena.

O Sri Lanka decretou a 06 de março o estado de emergência com duração de dez dias em todo o país, após tumultos contra a minoria muçulmana e violências intercomunitárias.

Esta medida, que não era utilizada há sete anos, coincidiu com a imposição no dia anterior do recolher obrigatório na região turística de Kandy (centro), após a descoberta do corpo de um muçulmano nos escombros de um edifício ardido.

No passado dia 10, a polícia anunciou que a zona tinha regressado à normalidade, mas as autoridades decidiram manter os mais de três mil militares deslocados para evitar novos confrontos.

Esta semana, o Governo levantou gradualmente as restrições impostas ao uso das redes sociais.

Os confrontos deste mês entre as comunidades religiosas foram os mais graves desde 2014, ano em que se registaram quatro mortos e 16 feridos em tumultos entre a maioria cingalesa, maioritariamente budista, e muçulmanos, no sul do país.

Os cingaleses constituem três quartos dos 21 milhões de habitantes da ilha, enquanto os muçulmanos representam cerca de 10% e os tamil, na maioria hindus, à volta de 18%.

Nos últimos anos, as tensões entre budistas e muçulmanos têm aumentado à medida que foram crescendo as organizações budistas extremistas.

O Sri Lanka esteve sob estado de emergência durante quase três décadas antes da proclamação pelo governo em 2009 da sua vitória militar contra a rebelião tamil.

SR (PAL) // SRLusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.