Vinte toneladas de resíduos já recolhidas este ano no arquipélago dos Galápagos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Quito, 18 mar (Lusa)- Cerca de 20 toneladas de resíduos foram recolhidas desde o início do ano nas ilhas Galápagos, província do Equador que é Património Natural da Humanidade da Unesco -- Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura desde 1978.

Os resíduos foram recolhidos em incursões na costa e em ações de limpeza de baías ou do fundo do mar ao redor de várias ilhas, numa iniciativa que integra o plano de limpeza costeira de sítios remotos 2018, do Ministério do Ambiente equatoriano, anunciou no sábado o Parque Nacional Galápagos em comunicado.

Este plano permite identificar os impactos gerados pelos resíduos e avaliar o eventual aparecimento de espécies invasoras nos detritos que são arrastados pelas correntes marítimas, noticiou a agência Efe.

Segundo o comunicado, os resíduos que chegam ao arquipélago não têm origem nas atividades desenvolvidas nas ilhas.

"São resíduos que chegam arrastados pelas correntes marítimas, provenientes das costas do centro e sul do continente americano, e, inclusivamente, do continente asiático", adianta.

As ilhas Galápagos, cerca de 60, situam-se no Pacífico, a cerca de mil quilómetros do continente sul-americano.

Situadas na confluência de três correntes oceânicas, concentram "uma grande variedade de espécies marinhas", destacando-se a tartaruga gigante.

"O arquipélago é muito importante pela sua biodiversidade, tendo-se transformado no principal laboratório vivo do mundo a partir da visita de Charles Darwin, em 1835", informa a Infopédia.

Durante a sua estada de cinco dias, o cientista fez colheitas de muitas plantas e animais, além de observações da vida natural que, mais tarde, serviram de base para a Teoria da Evolução, adianta a mesma fonte.

SR // SRLusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.