Oito países querem criar o corredor ambiental mais rico do mundo em biodiversidade

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Medellin, Colômbia, 18 mar (Lusa) -- O Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, anunciou no sábado que representantes de oito países da região da Amazónia vão reunir-se em julho no Equador para criar o corredor ambiental mais rico do mundo em biodiversidade.

"Estamos a promover o 'Triple A', um corredor que vem dos Andes, desce na Amazónia e termina no Atlântico", afirmou Juan Manuel Santos, em Medellin, na instalação da sexta sessão plenária da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas (c, na sigla inglesa).

Segundo o chefe de Estado, "oito países têm alguma forma de participação" nesta iniciativa.

Os países são, além da Colômbia, a Bolívia, Brasil, Equador, Peru, Suriname, Venezuela e França (devido à região ultraperiférica da Guiana).

Citado pela agência Efe, o Presidente colombiano precisou que na reunião de julho pretende-se que estes países comecem a "colocar em prática" as políticas que permitam a criação, mas sobretudo, a proteção deste corredor".

O corredor incluirá a Amazónia colombiana na sua totalidade, o estado de Amazonas, na Venezuela, e toda a região a norte do rio com o mesmo nome no Brasil. Acresce a área do Amazonas equatoriano, região similar à do Peru, e outras zonas da Guiana e Suriname.

Juan Manuel Santos salientou que, com o acordo de paz alcançado com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), agora um partido político, se abrem ao país grandes oportunidades na área ambiental.

"A reconciliação tem de ser, não apenas das pessoas, mas também do meio ambiente" que foi afetado pela guerra, adiantou o chefe de Estado.

A este propósito exemplificou com os ataques a oleodutos ou exploração ilegal de minérios, onde, neste último caso, o uso de agentes químicos destruiu grandes extensões de selva.

Mais de 700 pessoas marcam presença até ao próximo sábado na reunião da IPBES para aferir o estado atual da biodiversidade mundial, o que permitirá depois a tomada de decisões no campo ambiental.

SR // SR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.