União Africana inicia cimeira para lançar Zona de Livre Comércio Continental

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Kigali, 17 mar (Lusa) -- A União Africana (UA) iniciou hoje no Ruanda uma cimeira extraordinária para lançar a Zona de Livre Comércio Continental (ZLEC) de África, cuja constituição será assinada por representantes dos 55 Estados membros no próximo dia 21.

"O estabelecimento da ZLEC é uma prioridade política essencial para a liderança da União Africana. É também um projeto emblemático da Agenda 2063" da organização, lembrou hoje Hope Tumukunde Gasatura, presidente do Comité Representativo Permanente, num comunicado lido por um porta-voz no início dos trabalhos.

A responsável considerou que "a ZLEC não é apenas sobre a liberalização comercial, é mais um reflexo político do compromisso de encontrar soluções conjuntas para os problemas de África".

"Sem a ZLEC a retórica da integração económica e da unidade africana continuará vazia e prejudicará a nossa credibilidade aos olhos dos nossos cidadãos, que gostariam de ver benefícios tangíveis do processo", assinalou Hope Tumukunde Gasatura.

A UA espera que o acordo fortaleça a posição de África nos mercados internacionais, em termos de igualdade com outros blocos.

Ao anunciar a cimeira, a UA considerou que "a progressiva liberalização do mercado de África nos próximos anos significará novas oportunidades para as empresas africanas competirem e cooperarem", mas advertiu que "o êxito da ZLEC dependerá de uma estreita colaboração entre os legisladores e o setor privado".

PAL // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.