Centro tecnológico vai criar até 150 postos de trabalho em Viseu

| Economia
Porto Canal / Agências

Viseu, 14 jan (Lusa) -- O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) vai acolher um centro de competências internacional da Bizdirect especializado em tecnologia Microsoft, que deverá criar até 150 postos de trabalho, no âmbito de um acordo hoje celebrado, envolvendo também a autarquia.

"Acreditamos que temos todas as condições para criar até 150 postos de trabalho, com a evolução do projeto, com a sustentabilidade do mesmo e iremos fazê-lo tão breve quanto possível", disse o diretor-geral da Bizdirect, João Mira Santiago, na celebração do protocolo entre a empresa tecnológica (do universo SSI/Sonaecom), o IPV e a Câmara de Viseu.

O centro de competências, que funcionará no edifício do Centro de Inovação e Transferência de Tecnologia do IPV, será dedicado à prestação de serviços inovadores e de qualidade em tecnologia Microsoft (nomeadamente Dynamics CRM, SharePoint e Biztalk) e direcionado para o mercado internacional.

Numa altura em que muitos jovens qualificados partem para outros países à procura de empregos e de oportunidades, o responsável considerou "fundamental que haja retenção de capital humano na região".

Na sua opinião, isso será possível se forem dadas condições aos jovens profissionais para "realizarem as suas ambições de experiência internacional", desenvolvendo em Viseu as suas competências e a sua especialização e "indo aos clientes durante o tempo necessário para aplicar na prática o trabalho desenvolvido".

João Mira Santiago justificou a escolha de Viseu com o facto de ter encontrado "parceiros de grande confiança" e outros fatores que "são fortes alavancas para o projeto".

O facto de o IPV ter alunos nas áreas de engenharia informática, telecomunicações e gestão e um ensino de qualidade, a estratégia de crescimento económico que sente existir na região e a localização da cidade foram os motivos da escolha.

"Sendo nós focados e passando esta mensagem muito clara de que não temos um projeto para fazer tudo, temos um centro de competências orientado a uma estratégia, vão criar-se necessidades complementares", considerou, mostrando-se convencido de que o projeto contribuirá para o crescimento económico da região.

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques (PSD), considerou que a instalação deste centro de competências "demonstra que o interior não é um oásis, mas que pode ser atrativo" para viver e investir.

"Viseu é o exemplo de que o interior do país não é uma fatalidade mas, pelo contrário, pode ser olhado como uma oportunidade", frisou.

O autarca, que foi secretário de Estado da Economia e Desenvolvimento Regional, assegurou que em Viseu "o investimento produtivo terá uma via verde para a sua concretização" e que "o investidor não será deixado à porta, sem resposta ou solução".

O presidente do IPV, Fernando Sebastião, sublinhou que a instituição está a cumprir "a sua missão de ligação à sociedade, participação no desenvolvimento económico da região e do país e de inserção dos seus diplomados na vida ativa".

AMF // JLG

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.