Moçambique e África do Sul querem reforçar cooperação económica

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Maputo, 17 mar (Lusa) - Os chefes de Estado de Moçambique e África do Sul, reunidos hoje em Maputo, comprometeram-se em reforçar a cooperação entre os dois países, dando a prioridade ao setor económico.

"As trocas comerciais entre os nossos países têm uma contribuição importante no nosso crescimento económico e, assim, sentimos que há necessidade de maximizarmos as nossas vantagens por forma a que consigamos promover a competitividade das nossas economias", declarou o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi.

O chefe de Estado moçambicano falava durante um almoço de trabalho com o seu homólogo sul-africano, Cyril Ramaphosa, que faz uma visita de trabalho de um dia a Moçambique.

Para Filipe Nyusi, além do setor económico, é urgente que os dois governos encontrem mecanismos que "possibilitem maior fluidez" noutros setores de cooperação, uma forma de mostrar respeito pelos "laços históricos" que existem entre as duas nações.

Segundo o chefe de Estado moçambicano, a aprovação de um memorando de entendimento sobre a cooperação económica entre os dois Estados deve ser uma prioridade e a realização da 3.ª Sessão da Comissão Binacional Moçambique-África do Sul, a decorrer no próximo ano em território sul-africano, pode servir para discussão detalhada deste documento.

"Acreditamos que este instrumento, complementado por outros, possa encorajar o investimento de empresários moçambicanos nos territórios sul-africano e vice-versa", declarou Filipe Nyusi.

Por sua vez, o Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, lembrou as relações históricas que existem entre Moçambique e África do Sul, destacando que os povos das duas nações devem perceber que têm as mesmas raízes.

"Nós estamos aqui para fortificar as relações entre Moçambique e África do Sul, consolidando as suas bases e fundações", observou o chefe de Estado sul-africano, acrescentando que os interesses económicos serão uma prioridade.

"Há vários objetivos comuns que podem levar os dois países a prosperidade a nível económico", referiu Ramaphosa, observando que Comissão Binacional Moçambique-África do Sul tem sido uma plataforma útil e vai trazer ganhos para as duas nações.

O "nosso objetivo é garantir que haja paz e prosperidade nas nossas nações e também na região", concluiu o Presidente sul-africano.

Cyril Ramaphosa, que é também presidente em exercício da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), tomou posse em fevereiro e realizou a 02 de março a sua primeira visita de Estado, escolhendo como destino outro país lusófono da SADC, Angola.

O chefe de Estado sul-africano segue ainda hoje para o Zimbabué, onde manterá encontro com o seu homólogo daquele país, Emmerson Mnangagwa.

Moçambique e África do Sul partilham uma extensa linha de fronteira e são importantes parceiros comerciais e económicos.

Cerca de dois milhões de moçambicanos residem na África do Sul, onde trabalham nas minas e campos agrícolas e um número significativo opera no setor informal da economia sul-africana.

EYAC // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.