Skripal: Resposta da Rússia não altera "nada os factos" - Theresa May

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Londres, 17 mar (Lusa) -- A primeira-ministra britânica, Theresa May, considerou hoje que as medidas de retaliação de Moscovo às sanções britânicas não alteram "nada os factos" e a culpa da Rússia no envenenamento do ex-espião russo e da filha no Reino Unido.

"A resposta da Rússia não muda nada os factos: a tentativa de assassínio de duas pessoas em solo britânico, para a qual não existe outra conclusão que a culpa do Estado russo", afirmou a chefe do Governo durante um discurso no congresso do Partido Conservador, em Londres.

Moscovo anunciou hoje a expulsão de 23 diplomatas britânicos e o fim das atividades do British Council na Rússia, em resposta às "acusações sem fundamento (de Londres) sobre o acontecimento de 04 de março", quando o antigo espião russo Sergei Skripal e da filha foram envenenados.

O Reino Unido já tinha decidido expulsar do país 23 diplomatas russos e congelar os contactos bilaterais com a Rússia.

May precisou que o Governo "antecipava uma resposta deste tipo" da parte das autoridades russas.

"Ao lado dos nossos aliados, vamos refletir nas próximas etapas nos próximos dias", declarou a governante.

Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico, "no início da próxima semana" deve realizar-se um Conselho de Segurança Nacional.

Theresa May responsabilizou a Rússia por "violação flagrante do direito internacional e da Convenção sobre as Armas Químicas", sublinhando não existir "qualquer desacordo com o povo russo" ou com os russos instalados no Reino Unido.

Serguei Skripal, 66 anos, e a filha Yulia, 33, foram encontrados inconscientes no dia 04 de março, num banco num centro comercial em Salisbury, no sul de Inglaterra, e estão hospitalizados em "estado crítico, mas estável".

Moscovo nega desde o início ter patrocinado o ataque com uma substância tóxica, pertencendo ao grupo dos agentes tóxicos "Novitchok", que, segundo um dos seus inventores russo que vive agora nos Estados Unidos, apenas a Rússia é capaz de produzir.

PAL // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.