Surto de difteria causou 70 mortos entre 1.300 casos no Iémen

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Cairo, 17 mar (Lusa) -- O Iémen registou oficialmente mais de 1.300 casos de difteria desde outubro de 2017, surto que já causou pelo menos 70 mortos num país assolado por uma violenta guerra civil, indicou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Num comunicado, a OMS realça que as crianças e adolescentes representam mais d 80% dos casos de difteria, doença altamente contagiosa e potencialmente fatal que afeta sobretudo as vias respiratórias (amígdalas, faringe, laringe, traqueia, brônquios e nariz) e, às vezes, na pele.

Na sexta-feira, a OMS deu por concluída uma campanha de vacinação a 2,7 milhões de crianças contra a doença nos 11 distritos em que se divide administrativamente o país.

O Iémen está mergulhado desde março de 2015 numa guerra civil que opõe uma coligação pró-saudita que apoia o Governo internacionalmente reconhecido a rebeldes xiitas apoiados pelo Irão.

JSD // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.